NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Projeto Clin Social oferece aulas de gastronomia sustentável

Durante o curso de gastronomia, os jovens receberão orientações teóricas e práticas com a elaboração de receitas com aproveitamento

Foto: Divulgação / Bruno Eduardo Alves   

Os alunos da segunda etapa do programa Clin Social deram nesta terça (19) mais um passo rumo ao futuro: o início do curso de gastronomia sustentável. As aulas serão ministradas pela chef Carol Wanis, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em São Francisco.

O projeto, que é desenvolvido pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), tem como objetivo oferecer aprendizado e possibilidade de geração de emprego e renda para adolescentes com idades entre 14 e 16 anos, matriculados na rede municipal de ensino, que sejam moradores do Morro do Céu, no Caramujo. Durante o curso de gastronomia, os jovens receberão orientações teóricas e práticas com a elaboração de receitas com aproveitamento de cascas de frutas, legumes e talos de verduras. Em fevereiro, eles também iniciaram um curso de jardinagem, dividido em 15 módulos.

“Quase tudo que conhecemos e lidamos diariamente são resíduos que podem ser reaproveitados, e não lixo. Isso é muito interessante e acontece também com os alimentos. Fico muito contente da Clin poder dar essa oportunidade a esses jovens. Espero que esse curso, assim como o de jardinagem, faça a diferença na vida deles”, afirma o presidente da Clin, Luiz Fróes.

A chef Carol Wanis enfatiza a gama de oportunidades que as aulas podem proporcionar a esses jovens. “Nosso objetivo durante o curso é falar sobre a gastronomia sustentável, mostrar que podemos fazer muito com poucos recursos, além de mostrar um novo caminho para eles e apresentar uma possível profissão”, diz.

Aos 15 anos, Juliana Ferreira de Almeida está bastante entusiasmada com as aulas. Ela ingressou no Clin Social quando tinha 13 anos. “O projeto sempre me ofereceu oportunidades, e agora, nessa segunda etapa não está sendo diferente. Eu sonho em fazer gastronomia e fiquei muito feliz quando soube que teria a chance de fazer esse curso”, conta.

Thaynara Machado Soares, 15, chegou ao projeto aos 9 e também não esconde a alegria em estar participando dos cursos. “O projeto sempre fez a diferença em nossas vidas e está sendo muito importante para mim ter toda essa experiência em diferentes áreas”, pontua a jovem.

Iniciativa – O Clin Social é uma iniciativa da Companhia de Limpeza de Niterói voltado para crianças de 8 a 14 anos, alunos da escola municipal Ernani Moreira Franco, no Fonseca. Com este programa, já foi possível a inclusão social de 535 crianças e adolescentes. São oferecidas atividades esportivas, culturais, musicais, artísticas e pedagógicas. O projeto também disponibiliza acompanhamento social às famílias, facilitando o acesso à rede municipal de serviços.

Por conta do sucesso do projeto, que começou em 2010, a Clin deu início, em outubro de 2016, ao “Clin Social 2ª Etapa”, com o objetivo de manter o vínculo com os adolescentes de 14 a 16 anos. Nesta nova etapa, os jovens são encaminhados ao Programa Jovem Aprendiz da Clin e têm a oportunidade de inserção na capacitação profissional e preparação para o mercado de trabalho. 


Scroll To Top