Baba baby, baba

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Porque há tanta rejeição pelo vegetal?

Foto: Colaboração/Romeu Valadares

Baba ganoush, babaghanoush ou baba ghannush são maneiras diferentes de escrever, todas certas ou só uma, dependendo de onde se come ou quem faz. Não importa. Se você gosta de berinjela, melhor para você!

Falar dos benefícios nutricionais da berinjela é quase como dizer que beber água faz bem para a saúde e, assim, esqueçamos as bulas e vamos direto "aos finalmente". Porque há tanta rejeição pelo vegetal? 

Ela tem algum amargor, é verdade, como a maioria das melhores cervejas artesanais de rótulos pop que fazem tanto sucesso. O amargor está relacionado com sua capacidade antioxidante, assim como no azeite, a ardência e o seu leve amargor demonstram a mesma capacidade. Para fatias grelhadas na chapa de ferro, salpique um pouco de sal e deixe pingar. Enxugue com papel toalha, pincele azeite e grelhe em fogo bem alto, o amargor diminuirá sensivelmente. Confira ainda outras dicas que venho colecionando por aí:

o Se a berinjela tiver furos, escolha outra, isso é sinal de bicho.

o Para o babaghanoush, escolha berinjelas mais leves, isso é indicativo de menos sementes, o que é bom para o preparo do prato.

Depois de assada, nunca bata as berinjelas no processador. O babaghanoush é feito amassando com o garfo. A máquina arruinará o prato, transformando a beleza numa pasta gosmenta boiando em água. Entendido?

o O melhor tahine do mercado é da marca Zeenny (isso conta muito na receita, é um pouco caro mas vale cada centavo).

Então vamos ao baba que interessa:
Grelhe duas berinjelas na boca do fogão direto no fogo, esse é o método que dará o sabor tostado e defumado ao prato. Não saia de perto, vire a berinjela a cada um ou dois minutos, durante 10 minutos aproximadamente, até que toda a casca fique assada. Quando estiver morna, descasque. Os pequenos pedacinhos de casca que ficarão agarrados são, na verdade, o segredo do sabor. Amasse bem com um garfo. Junte duas colheres de sopa com tahine, suco de um limão siciliano, sal (uso o sal defumado para dar um 'plus' no sabor) e um dente de alho bem amassado. Misture com o garfo até que se obtenha um preparado homogêneo. Se gostar, decore com salsa e gergelim inteiro ou moído. Um prato adorado, frequente nas mesas de árabes, judeus e em tantas outras culturas mundo afora, já que o palato não faz política!