NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Delícia de receber

 

Foto: Douglas Macedo

Para um bom anfitrião, pequenas recepções e reuniões informais não dispensam o capricho e os cuidados de qualquer outro evento. Receber é sempre uma arte e, mesmo entre os mais íntimos, é possível acrescentar uma pitada pessoal de elegância. Para isso, selecionamos duas receitinhas práticas e saborosas que podem ser servidas como entradas ou aperitivos, e que certamente vão agradar ao paladar dos seus convidados e arrancar elogios.

Uma técnica particular de caponata de berinjela, com sabor defumado, é uma entradinha estratégica, receita especial da chef Odete Taddei. A iguaria, além de aperitivo, pode se transformar em molho para massas ou saborosas bruschettas.

“Com toda essa onda vegana, o antepasto pode ser usado como molho para receitas sem carne. Mas, na hora de receber, ele dá uma surpreendida no paladar porque tem um sabor diferente. Faço uma mistura com a técnica do babaganuche e, depois, corto a berinjela toda no formato julienne, para, só então, fazer o antepasto”, revela Odete.

A receita é uma excelente opção até para visitas surpresa, pois pode durar até seis meses na geladeira. De acordo com Taddei, quanto mais “velha”, mais gostosa fica. 

 

Foto: Douglas Macedo

“O sabor do defumado vai depurando. No dia que faz é gostoso, mas, após uma semana, fica maravilhoso. Pode ficar na geladeira, e, quando a visita chegar, ser servido com queijo, pãezinhos e torradinhas. Não tem segredo nenhum, é muito simples de fazer. Com essa mesma técnica é possível modificar o ingrediente principal para pimentão, cebola, abobrinha, ou seja, rende vários antepastos que podem ser guardados e servidos quando for preciso”, destaca a chef.

Quem vai receber informalmente, mas faz questão de agradar, deve começar pensando no que tem em casa e que possa se transformar em um saboroso aperitivo para os convidados. Por isso, segundo a personal chef Bia da Matta, é sempre bom ter alguns ingredientes “curinga” para essas horas.

“Coisas para petiscar, como amendoim, torradinhas para servir com pastinhas que podem ser feitas rapidinho, uma cervejinha na geladeira, um vinho, ou seja, coisas que permitam sempre receber, sem que, para isso, seja preciso gastar muito”, ensina Da Matta.   

Frios também são uma boa saída, de acordo com Bia, que acredita que já é possível receber sem grandes complicações. Ela também elege a iguaria mexicana guacamole como uma excelente alternativa para ser servida nessas horas.

“Queijos, salames e até o presunto de parma são encontrados a preços acessíveis na maioria dos mercados. O guacamole é uma opção para esse período de calor porque é geladinho e tem a pimenta que combina com a cerveja. Prática: só picar e misturar. Também harmoniza bem com vinho branco gelado, rosé e espumantes. Além de tudo é bonito e decora a mesa”, admite a chef.

A chef Odete Taddei sugere a caponata de berinjela com sabor defumado, que pode virar molho para massas ou saborosas bruschettas

Foto: Douglas Macedo

RECEITAS 

Antepasto de berinjela

Ingredientes:
04 berinjelas
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
01 cebola
01 cabeça de alho descascado e filetado
10 azeitonas pretas sem caroço
300ml de azeite
Sal QB
Páprica picante QB

Preparo:
Corte as berinjelas em 4 partes, leve diretamente ao fogo (usando a técnica para preparo de babaganuche), quando a casca estiver bem preta, coloque em um saco plástico e reserve por 30 minutos, após, retire a casca queimada, corte à julienne e reserve.
Corte os pimentões e cebolas à julienne.
Coloque o azeite em uma frigideira grande, acrescente o alho em fogo baixo. Vá fritando o alho até dourar, quando estiver dourado, acrescente a cebola, em seguida, as berinjelas e pimentões. Mexa e vá acrescentando sal e páprica de acordo com o seu paladar. No meu caso, também uso especiarias variadas.
Após 10min no fogo, retire, deixe esfriar e sirva com pães e torradas. 
Dica: fica incrível para preparo de sanduíches, agrega bem a molhos para massas. 
Se mantém conservado coberto em azeite por até 6 meses em geladeira.

A personal chef Bia da Matta é a favor da praticidade na hora de elaborar a entrada. O guacamole combina com o calor porque é fresco

Foto: Douglas Macedo


Guacamole

Ingredientes:
01 abacate maduro
01 cebola-roxa
01 tomate 
01 limão
1/2 mole de coentro
01 pimenta dedo-de-moça 
06 gotinhas de pimenta-tabasco 
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
01 pacote de tortilhas

Preparo:
Amassar o abacate e reservar em um pote.
Tirar o suco do limão.
Cortar a cebola e o tomate em cubos pequenos.
Cortar bem pequeno o coentro e a pimenta dedo-de-moça sem as sementes.
Em um pote, misturar o abacate amassado, a cebola, o tomate, o coentro, a pimenta, o sal, a pimenta-do-reino e o suco do limão. 
Misturar todos os ingrediente e servir com as tortilhas.

Scroll To Top