NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Impossível resistir

A chef Paula Judice sugere o cachepô de cereja, que, além de lindo na mesa, é super prático de ser feito

Foto: Lucas Benevides

A Páscoa está chegando e aquela vontade louca de se jogar no chocolate vem com tudo! Além dos tradicionais ovos, existe uma infinidade de doces que levam este ingrediente tão amado mundo afora. A gente selecionou duas receitas superfáceis e versáteis, que farão seu almoço de Páscoa em família ficar muito mais gostoso.  

O cachepô é um doce fino, servido em diversos tipos de evento, principalmente em casamentos, devido à sua leveza e elegância. A chef Paula Judice possui uma receita que, segundo ela, faz muito sucesso e agrada a todos: o cachepô de cereja. Além de ficar lindo na mesa, ele é um doce prático de ser feito e oferece também outras possibilidades de adaptação.  

Os cachepôs são feitos com chocolate ao leite derretido, que, adicionados em forminhas próprias para esse tipo de doce, viram um recipiente para o recheio, um delicioso brigadeiro. O saco e bico de confeiteiro modelam o recheio, que fica supercharmoso, finalizado com as cerejas - que podem ser substituídos por qualquer outro tipo de topping. 

“Tenho em meu portfólio uma variedade de sabores de cachepôs: nozes, maracujá, doce de leite, physalis, chocolate branco e ganache são alguns exemplos. Tem pra todos os gostos”, conta a chef, que ainda dá dicas para quem for preparar a receita no domingo de Páscoa: “É interessante comprar as cerejas com cabo com antecedência e preparar a base de cachepô e o recheio no dia anterior. Deixe apenas a montagem do doce para o domingo. Isso vai fazer você ganhar tempo”. 


A chef Geórgia Leite sugere o bolo amanteigado de chocolate, cuja receita serve tanto para um bolo simples, com calda de chocolate e sem recheio, como para a base de uma torta gelada ou um doce mais elaborado

Foto: Lucas Benevides

Outra proposta de sucesso é o bolo amanteigado de chocolate, receita queridinha da chef e chocólatra assumida Geórgia Leite. A receita serve tanto para um bolo simples, com calda de chocolate e sem recheio, como para a base de uma torta gelada ou um doce mais elaborado.

Rendendo até 20 fatias, o bolo possui três camadas de massa amanteigada, que são intercaladas por uma leve calda de chocolate, doce de leite e uma ganache de chocolate meio amargo. A cobertura do bolo é um brigadeiro feito também com chocolate meio amargo, que, decorado com um saco e bico de confeiteiro, traz sofisticação à estética do doce.

As physalis dão o toque especial, enfeitando o topo do bolo, assim como as placas de chocolate, que decoram as laterais. Elas podem ser preparadas em fôrmas especiais ou compradas prontas em algumas lojas de pâtisserie. O bolo amanteigado de chocolate é uma ótima opção para sobremesa.

Na receita da Geórgia, o ingrediente que mais se destaca é o chocolate meio amargo. Além de ser mais saudável, ele dá uma equilibrada no doce, evitando que fique enjoativo. 

“Eu diria que essa receita é daquelas que copiamos no nosso caderno de receita para não perder e esquecer. É um bolo que fica lindo todo decorado, como faço com placas de chocolate e physalis, que podem ser substituídas por outras frutas, como morangos, cerejas, ou bombons”, indica a chef.














Cachepô de cereja
Ingredientes:
150g de chocolate ao leite fracionado 
200g de leite condensado 
100g de creme de leite 
50g de chocolate ao leite puro 
20 cerejas em conserva, com o cabo

Preparo: 
Coloque o chocolate ao leite fracionado em um recipiente que possa ir ao micro-ondas. Derreta o chocolate tomando o cuidado de mexer de 30 em 30 segundos para não queimar. Após o completo derretimento, dispor na fôrma para cachepôs e esperar esfriar para que fique firme. Retirar da fôrma e reservar. Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite e o chocolate ao leite puro. Leve ao fogo mexendo sempre até que comece a desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar. Com a ajuda do saco e bico de confeiteiro preencha os cachepôs com o recheio de brigadeiro. Finalize com as cerejas. (rende 20 unidades)




Bolo amanteigado de chocolate
Ingredientes:
(Massa)
125g de manteiga sem sal  
250g de farinha de trigo 
250g de açúcar  
3 ovos 
125ml de leite 
1 colher de sopa de fermento em pó  
100g de chocolate em pó ou cacau  

(Calda) 
250ml de água 
125g de açúcar  
125g de chocolate em pó  

(Recheio) 
1 lata de leite condensado cozido na pressão por 35min ou uma lata de doce de leite pronto  

(Ganache)  
300g de chocolate meio amargo 
150g de creme de leite  

(Brigadeiro) 
300g de chocolate meio amargo 
2 latas de leite condensado 
100g de creme de leite 
20g de manteiga sem sal

Preparo: 
Para a massa, bata o açúcar e a manteiga até fica homogêneo, acrescente os ovos e continue batendo. Retire da batedeira e com um fouet, vá acrescentando o trigo, leite e chocolate, e por último, o fermento em pó. Misture tudo e coloque numa forma de 20cm untada. Com o forno pré-aquecido a 180°C, deixe por cerca de 40 minutos, ou até um palito sair seco da massa. Separadamente ao fogo, prepare a calda, a ganache e o brigadeiro, mexendo até homogeneizar. Na montagem, dividir o bolo em 3 discos, intercalar bolo, calda, ganache, bolo, calda, doce de leite, e depois da última fatia de bolo, acrescentar o brigadeiro, decorando com bicos de confeiteiro. Finalizar com placas de chocolate e physalis. (rende 20 fatias).













Scroll To Top