NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Loucos por make

O beauty artist Robson Albuquerque tem uma paixão confessa: tornar as mulheres mais lindas através da maquiagem

Foto: Divulgação

Base, pó, corretivo, rímel, lápis, batom e sombra são alguns dos itens de maquiagem à disposição daqueles que são apaixonados por make e dificilmente saem de casa com a cara lavada. Os motivos são vários, mas o fato é que os produtos são grandes aliados para quem quer dar uma levantada na autoestima, se sentir mais bonita e experimentar coisas novas, já que, com a maquiagem, é possível transformar a aparência drasticamente.  

Beatriz Maldonado, estudante de pedagogia de 19 anos, é uma dessas apaixonadas. Ela conta que raramente consegue sair de casa de cara lavada. 

“As coisas que eu mais uso são corretivo para olheira, corretivo para sobrancelha, rímel e delineador”, conta a jovem, que é adepta de um estilo mais natural de maquiagem.

Beatriz confessa, ainda, que se incomoda um pouco quando tem que sair de casa sem nada na pele por algum motivo. 

“Gosto de maquiagem porque melhora alguns pontos do meu rosto que me deixam insegura, tipo as olheiras e algumas falhas na sobrancelha. Não são coisas que me fazem ficar extremamente triste, só que, com a maquiagem, acho que melhora, me sinto mais segura, melhor comigo mesma. Então, sempre que posso usar, eu tô usando”, admite. 

Além de auxiliar no dia a dia, há quem considere a maquiagem uma arte. É o caso do beauty artist Robson Albuquerque. 

“Na minha opinião, a arte em maquiar está em mexer diretamente com a autoestima da mulher. Saber qual a real imagem que ela quer transmitir, se quer ser mulher fatal ou prefere algo mais discreto, voltado ao clássico. Independente do caminho seguido, o fato é que você se envolve diretamente com todo esse processo. Ao fim, só há duas opções para a maquiagem já finalizada, ou está bom ou está ruim. Não existe meio termo nesse aspecto e é justamente isso que me fascina. Esse lado de fazer cada vez mais a mulher se autodescobrir entre as várias imagens que uma make pode passar”, explica o profissional, que admite já ter tido várias experiências de mulheres que nunca usaram um batom mais ousado. “Hoje, elas usam batom vermelho, roxo, sem nenhum tipo de preconceito. Outras nunca haviam usado um olho mais marcado e, quando foram surpreendidas com uma make desse tipo, ficaram encantadas. Hoje, pedem sempre um olho mais expressivo. Enfim, essa brincadeira de cores, brilho e intensidade do look me encanta profundamente”. 

Beatriz Maldonado admite que raramente sai de casa com o rosto sem maquiagem

Foto: Divulgação

Atualmente, na internet, é possível encontrar vários tutoriais de maquiagem, ensinando de truques a looks completos. Eles são populares principalmente no YouTube, que está cheio de canais famosos dedicados ao universo da beleza e maquiagem, como o BocaRosa, Mari Maria, Camila Coelho, entre outros. Neles, as produtoras de conteúdo dão dicas de produtos, ensinam como colocar cílios postiços, fazer delineado de gatinho e fazer contorno digno de Kim Kardashian, fazendo com que esses looks fiquem mais acessíveis a todos. 

Os apaixonados por maquiagem devem, porém, ter cuidados redobrados com a pele para não prejudicá-la, como enfatiza a dermatologista Lilian Delorenze.

“Usar a maquiagem indicada para o seu tipo de pele é fundamental. Por exemplo, aquelas que têm a pele oleosa e com tendência à acne, devem priorizar produtos oil-free para evitar o surgimento de novas espinhas. Aquelas com pele ressecada podem optar por uma base mais hidratante. E, claro, é importante remover a maquiagem para evitar o tamponamento dos poros. Poros entupidos – seja por maquiagem, sujeira, excesso de sebo ou poluição – geram um ambiente propício para a proliferação de bactérias, que podem causar acne”, afirma a profissional.

Scroll To Top