![]()
Para Michele Chahin, as redes sociais trouxeram voz e as empresas têm que ver isso como uma grande oportunidade
Foto: Divulgação
nte dentro do processo de consumo, isso já não é mais novidade para ninguém. Por esse motivo, muitos empreendedores estão buscando melhorar, dia após dia, a questão de ter uma comunicação cada vez mais eficiente com os consumidores. Com a divulgação da imagem da empresa em redes sociais, o diálogo deve ser um fator priorizado em qualquer companhia que queira alcançar o sucesso.
“Apesar do Brasil ser líder mundial em tempo gasto nas mídias sociais, a comunicação com o consumidor ainda deixa as empresas assustadas. Da mesma maneira que uma marca pode criar um excelente canal de comunicação, a reputação de anos pode cair em apenas um post malfeito. O País ainda está se movimentando, começando a entender a importância do marketing de relacionamento”, analisa a especialista em mídias sociais Paula Tebett.
Com a voz ativa dos consumidores nas redes sociais, as empresas se viram obrigadas a se posicionar e a buscar soluções mais rápidas. E é através dessa aproximação que as marcas conseguem entender o comportamento do cliente, adotar melhores estratégias e conquistar de vez o coração e a mente da sua audiência.
Criada com o objetivo de unir pessoas que desejam comprar algo que não conseguem encontrar em seu país de origem (ou que são mais em conta no exterior) com viajantes dispostos a trazer encomendas e fazer uma grana extra com a entrega, a plataforma digital Grabr tem adotado uma relação cada vez mais próxima com seu público.
“Nossa ideia é não ter clientes e, sim, uma comunidade de usuários que interage entre si e participa ativamente da construção da empresa. As redes sociais trouxeram voz, e vemos isso como uma grande oportunidade. Temos, por exemplo, usuários que advogam muitas vezes em nome da empresa nas redes sociais. Vemos comentários sendo respondidos pelos próprios usuários, eles tiram dúvidas e explicam aos novos como a plataforma funciona”, conta a embaixadora da Grabr no Brasil, Michele Chahin.
Segundo especialistas, a emergência das redes sociais tem transformado o modo como as pessoas lidam com a sociedade, baseando-se em um modelo de interligação e comunicação de todos para todos.
![]()
Daniel Arend, por sua vez, oferece cursos de preparação para marketing digital
Foto: Marcelo Feitosa
“O consumidor da era digital é mais imediatista, sem paciência para seguir protocolos demorados de atendimento. Ele tem voz e conhece os canais certos. Tudo isso é incrível e faz com que as empresas organizem melhor o setor de suporte e atendimento ao cliente”, avalia Michele, ressaltando que os resultados da medida foram imediatos. “Crescemos cinco vezes em tamanho no ano de 2017, expandindo para diferentes países e sempre respeitando peculiaridades locais. Temos o princípio de desenvolver um suporte regionalizado, mais próximo e direcionado possível de cada realidade”.
Pensando em disseminar o conhecimento de Marketing Digital, Victor Baptista e Daniel Arend criaram a startup Marketagem, frente de ensino da Search Lab, com o propósito de conectar profissionais e empresas. Através dos cursos, eles empoderam os alunos através do marketing digital e os capacitam a resolver demandas impostas pelo mercado.
“Para cada turma dos nossos cursos, levamos uma empresa para a sala de aula e orientamos os alunos para que identifiquem junto a essa empresa quais são os desafios do negócio no mercado digital. Ao final do curso, os alunos, já como uma equipe, apresentam um planejamento para solucionar os problemas mapeados, tudo de acordo com o alinhamento feito. Caso a empresa curta a ideia, ela compra o projeto dos alunos. Dessa forma, conectamos pessoas com empresas”, conta Daniel.
Mais próximo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura