Melhor imagem

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dados da Sociedade Americana de Cirurgia Estética, que mostram crescimento nas intervenções estéticas feitas pelo público masculino nos últimos 18 anos

Foto: Divulgação

Thainá Vidal

A preocupação com a estética e a procura por produtos que contribuem para a beleza têm aumentado entre os homens. Prova disso são os dados da Sociedade Americana de Cirurgia Estética, que mostram crescimento nas intervenções estéticas feitas pelo público masculino nos últimos 18 anos. Em 2015 foram realizados mais de um milhão de procedimentos estéticos em homens, representando 9,4% do total. Os principais foram aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e epilação a laser (tratamento para redução de pelos).

A presença dos homens nos consultórios dermatológicos tem se tornado expressiva. Eles optam por tratamentos preventivos e procedimentos cosmiátricos pouco invasivos. O tratamento para queda de cabelo e a epilação a laser são os mais procurados. 

Segundo a dermatologista Eloisa Ayres, para os homens não basta só o desejo de se sentir bem. Outros fatores, como a maior competitividade no mercado de trabalho, influenciam. 

“Eles já se renderam à aplicação de toxina botulínica para rugas de expressão e à aplicação de ácido hialurônico para rejuvenescimento global da face. Os peelings e lasers também já fazem parte do dia a dia de muitos. A produção de suor excessiva nas axilas é uma queixa muito comum e causa grande desconforto. A aplicação de toxina botulínica é uma excelente opção terapêutica nesses casos”, ressalta a especialista.
A face masculina bem como a formação da pele, cabelos e glândulas é diferente da feminina, o que requer um programa de tratamento específico. A pele do homem é mais grossa e costuma ser mais oleosa, por isso, o uso de higienizadores apropriados e produtos para controle de oleosidade são muito recomendados.  

Eloisa Ayres conta que indica para seus clientes higienizadores adequados para a pele mais oleosa, e orienta quanto à necessidade de uso diário de filtro solar, tudo isso aliado à rotina de cada um.

Para o cirurgião-dentista Heráclito Dambyski, 26 anos, o cuidado com a imagem faz parte do seu dia a dia. 

“Acho que quando a gente cuida da aparência, os elogios nos fazem bem, e isso está relacionado diretamente com a autoestima. Para manter a boa aparência eu costumo sempre deixar o cabelo bem cortado, fazer clareamento nos dentes, cuido do meu peso também. Como eu estava com muitas sardas e manchas no rosto causadas pelo sol, fui a uma dermatologista e o tratamento que eu fiz foi a laser de CO2 fracionado, que é muito usado para rugas, marcas e manchas na pele, e também usado para remover manchas de sol. Após cinco sessões, tive ótimos resultados e agora faço uso do protetor solar para prevenir que as manchas voltem”, explicou. 

Produtos específicos

O mercado de cosméticos masculinos tem crescido e as inovações oferecidas vêm alcançando boa aceitação. A mudança do comportamento dos homens em relação à beleza é um fenômeno mundial e o interesse por cuidar da aparência se tornou prioridade para muitos. 

A esteticista Juliana Macêdo atesta que o número de clientes homens vem crescendo e que muitos não abrem mão das sessões de limpeza de pele e depilação no rosto e no corpo.

“Eu tenho muitos clientes que realizam com frequência procedimentos na pele. Acredito que esse número só tende a crescer e o público masculino está cada vez mais interessado em tratamentos de prevenção a manchas, rugas e envelhecimento, o que eu considero uma boa evolução”, conclui a especialista.