![]()
Catedral do Sangue Derramado é um dos destaques da Rússia
Foto: Divulgação
Certamente a Rússia é um dos países mais falados e requisitados do ano. Sede da Copa do Mundo da FIFA 2018, o país impressiona em diversos sentidos, seja pela cultura, seja pela arquitetura. Quem tiver a sorte e a oportunidade de acompanhar o maior evento esportivo do mundo de perto, de 14 de junho a 15 de julho, poderá estar diante dessa rica cultura.
Além dos jogos de futebol que irão acontecer no país, a Rússia oferece uma grande variedade de atrações turísticas para quem vai acompanhar o torneio.
“Antes de viajar para lá, é bom saber que o brasileiro não precisa de visto prévio para entrar no país, mas os russos são bem rígidos e costumam olhar todas as páginas do passaporte, então é aconselhável que o mesmo esteja em bom estado de conservação. O turista precisa preencher dois formulários, um fica com a imigração e outro com o viajante, que precisa ser devolvido quando sair do país, portanto é preciso ter cuidado e guardá-lo com os demais documentos. O seguro de viagem também é outro item essencial e pode ser feito com as grandes seguradoras. Outro ponto importante é que a maioria não fala outras línguas, inclusive o inglês, então é preciso estar preparado”, aconselha Daniel Calixto, gerente de turismo do Peixe Urbano.
![]()
A Catedral de São Basílio se destaca pela beleza arquitetônica
Foto: Divulgação
O maior país do mundo guarda centenas de curiosidades. Em um espaço que ocupa um nono da Terra e um terço do continente asiático, faz todo o sentido a Rússia também ser o nono país mais populoso, fazendo fronteira com 14 países. A moeda oficial é o rublo, mas as taxas de câmbio nem sempre são vantajosas. Por isso, a dica é guardar suas economias em dólar americano ou euro para fazer a conversão na chegada ao país.
Um outro ponto importante de ser lembrado é o clima. É na Rússia que está localizada a cidade habitada mais fria do mundo. Em Onymyakon, a temperatura fica em torno de -50 ºC. Mas o turista pode ficar um pouco mais tranquilo, já que, durante a Copa, as estações serão uma parte da primavera e do verão, com previsão de temperatura variando entre 15ºC e 30ºC. Grande parte do torneio será disputada em cidades que se encontram na parte europeia do país, em vez de regiões como a Sibéria, onde os verões são curtos.
Ao todo, 11 cidades russas vão receber os jogos da Copa, sendo a capital, Moscou, o local de abertura e final do torneio. A cidade é conhecida por sua belíssima arquitetura, como da colorida Catedral de São Basílio e do Teatro Bolshoi. A capital, inclusive, é a cidade russa que nunca dorme. Alguns parques, como o Gorky, funcionam 24 horas por dia.
O lugar que mais recebe turistas da Rússia, entretanto, é São Petersburgo, e oferece passeios como o gigante Museu Hermitage, o Palácio de Inverno, a Catedral do Sangue Derramado, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo, entre outras atrações.
“Os jogos acontecerão nas principais cidades, então é recomendável fazer um roteiro que se adapte ao horário dos jogos. Pontos turísticos com a Praça Vermelha e o Mausoléu do Lênin, em Moscou, e a Catedral do Sangue Derramado, em São Petersburgo, são alguns dos destaques. Já o Palácio de Peterhof fica a cerca de 30 km de São Petersburgo e também merece ser visitado”, orienta Daniel Calixto.![]()
O Museu Hermitage, um dos maiores do mundo, é a grande atração de São Petersburgo
Foto: Divulgação
No último levantamento feito pela Fifa, o Brasil é o quarto país que mais procura ingressos para a Copa na Rússia. Ao todo, mais de 25 mil ingressos foram solicitados para o torneio, desde o início das vendas. Os torcedores que quiserem tentar uma entrada para o Mundial de seleções devem se inscrever exclusivamente no site da Fifa.
“Ainda é possível se planejar para ir ao país durante a Copa, pois ainda existem opções de hotéis com lugares disponíveis, mas os ingressos já estão na última fase de vendas. Como se trata de um campeonato mundial, podemos dizer que o viajante vai conhecer uma Rússia diferente, repleta de pessoas de todos os cantos do planeta. O clima de um país que sedia uma Copa do Mundo é único. Outra vantagem é que, justamente pela diversidade e estrutura montada para o evento, muitos dos voluntários falam outros idiomas, principalmente inglês, o que facilita a comunicação e também a locomoção, já que as placas de indicação também terão versões em outras línguas”, informa o gerente de turismo.
A CVC está credenciada como revendedora oficial dos pacotes de viagem da Fifa, intitulados “Torcida Brasil”. Sendo assim, nas lojas da empresa em todo o Brasil e nos agentes multimarcas credenciados, os clientes podem comprar apenas os pacotes de ingressos para as fases escolhidas – primeira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final – ou optar pelos programas completos do “Torcida Brasil”, que incluem serviços aéreos, hospedagem, locação de carro, passeios, entre outros, e formatar seu próprio pacote de viagem pela Rússia.
O país da Copa
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura