Os 10 destinos mais procurados

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Diretor da Ceplacom, Henrique Leão diz que entretenimento e compras, assim como apresentações musicais e teatro, estão entre as preferências deste público

Foto: Lucas Benevides


Pelo menos 18 milhões de viagens em 2014 foram realizadas por pessoas acima de 60 anos, o que representou um aumento de 11% nos últimos quatro anos. Os dados são do Ministério do Turismo. Ainda segundo o órgão, este público, atualmente, representa 15% da clientela das agências de turismo. 

Ao contrário dos mais jovens, os turistas da terceira idade têm mais tempo disponível para viajar, pesquisar pacotes e destinos. E, por isso, acabam contribuindo de forma bastante positiva para manter o setor aquecido durante os períodos de baixa temporada. 

E o potencial de compra deles não é de se desprezar. De acordo com números do Banco Mundial, 70% têm independência financeira e representam 20% do poder de compra do país.

A presença cada vez mais constante desse público em hotéis, restaurantes e pontos turísticos está proporcionando também mudança nas estratégias de vendas e captação de novos clientes neste segmento e, com isso, já é possível registrar o crescimento de agências de viagens especializadas para atender a este público. 

Em Niterói, a Ceplacom é uma delas. Com experiência no ramo, o diretor da agência, Henrique Leão, fala um pouco sobre o perfil deste público. “Entretenimento e compras estão entre as preferências das pessoas da terceira idade, que também adoram apresentações musicais, teatro, dança, festas... Eles adoram fazer compras, principalmente para os familiares que não os acompanharam na viagem”, conta. 

Henrique enfatiza que os destinos nacionais ainda são os mais procurados pelos idosos, principalmente pela preocupação que muitos deles  demonstram em se afastar por muito tempo da família, e também pelo cansaço das viagens mais longas. Segundo Henrique, o momento econômico atual, com a alta do dólar, também está contribuindo para a menor procura dos destinos internacionais.

A seguir, confira os 10 destinos turísticos mais procurados nas agências voltadas para a terceira idade: 

Águas de Lindóia (São Paulo)

Situada a 180 quilômetros da capital, a cidade atrai muitos turistas da terceira idade por conta do seu balneário de águas termais, com massagens, banhos de aromateria, duchas escocesas,  além dos passeios pelas propriedades rurais, cavalgadas e ar puro.

Litoral nordestino (Fortaleza, Natal, Alagoas e Recife)

A região atrai mais turistas que todas as outras quatro regiões do país juntas. A tranquilidade, diversas praias, piscinas naturais e a riqueza cultural atraem muitos turistas de todas as idades, durante todas as épocas do ano. 

Cruzeiros (Santos, Búzios, Salvador, Ilhabela, Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este) 

Os idosos são assíduos nos cruzeiros, tanto que já existem rotas temáticas para a terceira idade. É uma escolha para quem gosta de atividades recreativas, de fazer novos amigos e conhecer novos lugares.

Gramado (Rio Grande do Sul)

Em 2013, Gramado foi o destino que mais recebeu turistas idosos em todo o Brasil. A cidade conta com uma boa estrutura hoteleira, feiras artesanais, atrações turísticas e gastronômicas para todas as idades, sem falar da charmosa arquitetura com estilo europeu.

Itália

É um dos principais destinos turísticos. Também é uma boa pedida para os católicos, que podem visitar o Vaticano. Conta com inúmeros monumentos históricos e características naturais únicas. Para os mais românticos, a dica é um passeio de gôndola em Veneza.

Cidades históricas de  Minas Gerais

Consideradas patrimônio da humanidade e repletas de monumentos históricos, são uma boa pedida para os católicos, por terem diversas igrejas decoradas com obras de grandes artistas como Aleijadinho.

Portugal 

É uma boa opção para quem deseja viajar para o exterior, mas se sente inseguro quanto ao idioma. No roteiro, muitas basílicas e capelas, além do famoso santuário de Fátima. Idosos têm descontos no sistema de transporte e nas entradas de alguns museus.

Caldas Novas (Goiás) 

A cidade possui o maior manancial hidrotermal do mundo. As águas quentes podem chegar a 51º C e atraem muitos visitantes pelas suas propriedades terapêuticas. Os turistas também encontram parques aquáticos, cachoeiras e piscinas hidrotermais.

Curitiba (Paraná)

Conta com uma variedade de museus e construções, além do Jardim Botânico, que é um dos pontos mais frequentados da cidade. Através da arquitetura e gastronomia, o turista pode notar a influência cultural da imigração europeia. 

Holambra (SP) 

Apelidada de Cidade das Flores, é ideal para quem deseja relaxar. Os visitantes também encontram parques, bairros com arquitetura europeia e restaurantes de culinária holandesa. Em setembro, a cidade abriga o maior evento de flores da América Latina.