NITERÓI/RJ
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Sucesso na rede com muitos seguidores

Flamenguista declarado, André Tozzini fez da paixão pelo clube sua marca registrada quando o assunto é a interação com os internautas

Foto: Evelen Gouvêa

Eles não estão no elenco da novela das 21 horas e nunca emplacaram uma música de sucesso nas rádios, no entanto, têm milhares de seguidores nas redes sociais e conseguem repercussão em tudo que compartilham. Assim, alguns niteroienses e gonçalenses estão saindo do anonimato e conquistando espaço no mundo virtual através de postagens criativas que caíram no gosto do público. Abordando assuntos relacionados a hobby, esporte, beleza e lazer, eles se tornaram tão populares que agora fazem parte de uma nova categoria na rede: celebridades virtuais.

Não é novidade para ninguém que a internet influencia a vida de diversas pessoas e transforma indivíduos comuns em personalidades da noite para o dia. Parece difícil acreditar que alguns anônimos possuem perfis tão conhecidos quanto os nomes do meio artístico. Porém, a interatividade vem promovendo essa possibilidade e, atualmente, muitos internautas ditam moda e estabelecem novos estilos de vida. Essa realidade contribuiu para uma série de mudanças no âmbito social, o que comprova a força que a web exerce no cotidiano, sobretudo nos jovens.

A blogueira Juliana Motta, 21 anos, sabe exatamente como lidar com a arte de ditar moda e inspirar meninas do Brasil inteiro. Com mais de 40 mil seguidoras no blog “Agora Sou Linda”, a jovem gonçalense recebe uma “enxurrada” de e-mails diariamente, e o caráter das mensagens está, basicamente, relacionado ao mesmo assunto: segredos de beleza. “Todas querem saber como me visto, qual a decoração do meu quarto, quais os esmaltes que eu uso, qual tratamento faço no cabelo, além das dicas de maquiagem”, conta Juliana, enquanto se produz diante do espelho.

Demonstrando extrema vaidade, a blogueira decidiu criar sua página na internet em 2012, após constatar que poucas meninas da região fluminense investiam no segmento dos tutoriais de maquiagem on-line. Na época, ela acompanhava o canal das blogueiras brasileiras Mariana Saad e Camila Coelho, e, motivada pela ideia de elevar a autoestima, resolveu embarcar no universo da beleza. 

Juliana lembra que no início não foi fácil. Pegou a câmera semiprofissional do namorado e, no seu quarto mesmo, começou a desenvolver suas produções. A desenvoltura diante da câmera fez a jovem alcançar logo nos primeiros meses 500 seguidores e, desde então, o progresso foi constante.

“Lembro que quando o blog chegou a marca de mil curtidas, fiz uma festa e vi que o esforço estava valendo a pena. Comprei uma câmera profissional e criei novos conteúdos para a página, porque o internauta que acompanha esse tipo de trabalho gosta de inovação e novidades. Agora, além de postar tutoriais e escrever textos, mostro o passo a passo da minha produção. Deixo a seguidora a par de como escolho meu look, arrumo o cabelo e aplico a maquiagem na hora de ir para a balada ou para outras ocasiões”, revela Juliana.

Juliana Motta inspira meninas do Brasil inteiro com seus tutoriais de maquiagem. Com apenas 21 anos, ela já conquistou mais de 40 mil seguidoras

Foto: Lucas Benevides

Outro que vem fazendo sucesso na internet é o niteroiense André Tozzini, 42 anos, que tem mais de 26 mil seguidores no Twitter. Flamenguista declarado, o analista de sistemas abriu, em 2009, sua conta na rede social e passou a debater com outros internautas assuntos relacionados ao clube do coração. Um ano depois, foi convidado para participar do programa virtual “Papo de Urubu”, que lhe rendeu inúmeros seguidores. 

Mas os planos de Tozzini não pararam por aí. Em 2012, ele idealizou o programa “TozzaCam”, com o objetivo de interagir com os torcedores ao vivo, de forma simultânea pela internet. A atração, que vai ao ar às quintas-feiras, no YouTube, às 22 horas, é comandada por André ao lado dos amigos Pablo dos Santos e Daniel Rito. Usando a ferramenta de vídeos Google Hangouts, os três mantêm contato com o público e soltam o verbo de forma democrática.
“A cada programa abordamos assuntos diferentes a respeito da escalação, postura do técnico, atuação do time em campo, adversários... Inicialmente, o programa era um hobby e eu não tinha ideia da proporção de alcance. Hoje, temos uma média de três mil espectadores por programa e já entrevistamos grandes nomes do esporte como Zico, Petkovic e Eduardo Bandeira de Melo, o presidente do Flamengo. Há pouco tempo, alcançamos nosso maior recorde de público no dia em que entrevistamos o vice-presidente de marketing do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista. Ao todo, 17 mil internautas acompanharam o TozzaCam em todo o país”, orgulha-se Tozzini, que agora é reconhecido nas ruas, mas não se considera uma celebridade.

Para ele, a internet é apenas um espaço onde é possível expor opiniões e interagir com diferentes perfis de público. Por isso, a cada follow que recebe no Twitter faz questão de retribuir e responder todas as mensagens. Não é à toa que sua conta tem, em média, cem seguidores por dia e seu nome virou referência no mundo virtual quando o assunto é o time rubro-negro. 

“Acho que minha personalidade ajudou a popularizar meu nome. Sou muito atencioso e gosto de mostrar para o internauta que ele também é importante e eu quero fazer parte da lista de amigos dele. Considero as redes sociais uma via de mão dupla, se não houver interação, não existe motivos para manter a conta em um espaço que foi criado para promover a socialização”, opina o flamenguista.

A fisiculturista niteroiense Camila Rodrigues, 24 anos, nunca imaginou que a paixão pelos exercícios renderiam uma profissão e 30 mil seguidores no Instagram. Frequentadora assídua da academia há sete anos, a atleta viu sua rede “bombar” após participar do primeiro campeonato fitness. Agora, basta publicar uma foto no aplicativo para “chover” comentários de pessoas do Brasil inteiro que desejam conquistar a mesma disciplina alimentar da jovem, que participa em novembro do Campeonato Mundial de Fisiculturismo, na Hungria.

Com o aumento da popularidade na rede, Camila precisou adotar uma nova postura no mundo virtual e parou de divulgar fotos pessoais ao lado de amigos e familiares. Ela explica que o volume de pessoas que acessam sua página é tão grande, que decidiu direcionar o conteúdo do seu perfil às atividades relacionadas à carreira. Hoje, ao entrar na fanpage da atleta ou em seu Instagram, os internautas podem ficar por dentro da sua rotina de exercícios, cardápio, tratamentos estéticos e toda a preparação pré-campeonato.

A fisiculturista Camila Rodrigues compartilha sua rotina de exercícios e seu cardápio

Foto: Lucas Benevides

“Criei o Instagram e meus primeiros seguidores eram pessoas que faziam parte do meu ciclo de amigos, depois foi involuntário, muita gente me adicionou no Facebook e em outras redes, inclusive atletas. Por conta disso, achei melhor preservar minha vida pessoal e focar no interesse dos internautas, que me seguiam com o objetivo de acompanhar meu preparo físico, e passei a postar minha alimentação e dos bastidores dos campeonatos”, conta. 

Quem também está na categoria dos niteroienses famosos na rede é o publicitário Raphael Pasini, 28 anos. De tanto apreciar a beleza da praia de Itacoatiara e desbravar as trilhas da região, o jovem teve a ideia de divulgar imagens do local na internet, criando um Instagram público, onde qualquer um pode compartilhar fotos da praia usando a hashtag Itacoatiaradise. 

O plano deu tão certo, que moradores da cidade e turistas fazem registros de diversos ângulos da praia e publicam a expressão criada por Raphael na legenda. A página, que mostra o lado paradisíaco da região, possui mais de oito mil seguidores e a hashtag soma 26 mil publicações. 

“Sempre frequentei essa praia desde a infância e considerava o local o meu refúgio. Era lá que recarregava as energias, curtia meus momentos de lazer e tinha contato com a natureza. Por isso, costumava tirar muitas fotos e decidi que era hora de mostrar para o mundo. Eu não queria criar uma rede social para divulgar imagens pessoais, meu intuito era promover Itacoatiara e, para isso, precisava inventar um nome para a página. Nesta época, a música ‘Paradise’, da banda britânica Coldplay, estourou nas rádios e eu associei uma palavra a outra. Agora, ninguém consegue postar uma foto da praia sem incluir a hashtag que faz menção aos encantos da localidade”, orgulha-se. 

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