NITERÓI/RJ
Min:   Max:

OMS lança relatório global sobre epidemia de tabaco

 

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil

Acontece na próxima sexta, dia 26, de 14 às 18h, no Museu do Amanhã, o lançamento do Relatório da OMS sobre a epidemia do tabaco Global de 2019. No evento,  promovido pela Organização Mundial de Saúde e organizado pelo gabinete do Ministro da Saúde, serão apresentados os resultados das políticas públicas adotadas pelos 180 países que se comprometeram no controle do tabagismo, entre eles, o Brasil.

Desde 2007, os países participantes assinaram, em convenção, o tratado MPOWER de adoção de medidas de combate ao fumo. No entanto, o acordo não vem sendo cumprido em sua integralidade. Apesar disso, o número da população mundial livre do tabaco vem aumentando.

A Fundação do Câncer, instituição sem fins lucrativos, que atua há 28 anos no campo de formação de especialistas, pesquisa, prevenção, políticas públicas e controle do câncer, é uma das entidades parceiras da OMS na elaboração de políticas e medidas de combate à doença. O cirurgião oncológico e diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni Jr está à disposição para comentar e analisar o relatório.

Dentre as intervenções do MPOWER para promoção de ações governamentais, podemos destacar:

·         Monitorar o uso de tabaco e políticas de prevenção

·         Proteger a população contra a fumaça do tabaco

·         Oferecer ajuda para cessação do fumo

·         Advertir sobre os perigos do tabaco

·         Fazer cumprir as proibições sobre publicidade, promoção e patrocínio

·         Aumentar os impostos sobre o tabaco

O Relatório da OMS sobre a epidemia do tabaco GLOBAL de 2019 está focado na ação “Oferecer ajuda para deixar o uso do tabaco”.


Scroll To Top