Mulher: no verão fique de olho na saúde de sua pele

Secar bem entre os dedos dos pés após o banho é uma medida de prevenção - Foto: Reprodução

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O verão chega trazendo temperaturas mais altas e aumento da umidade, e junto com elas o aumento da frequência do surgimento de infecções fúngicas no corpo humano. As micoses superficiais são infecções causadas por fungos ou leveduras, que podem atingir a pele, as unhas e os cabelos, e encontram condições ideais para se proliferarem e desenvolverem doenças nessa estação.

Os exemplos mais comuns de infeção fúngica são a pitiríase versicolor - vulgarmente chamado de "pano branco", as tineas- chamado popularmente de "impinge", a candidíase ou "corrimento brancacento" e as onicomicoses ou "unheiras". Vamos detalhar um pouco cada uma delas.

A pitiríase versicolor é mais comum entre pacientes jovens e em áreas do corpo com maior oleosidade. Apresenta uma evolução crônica e recorrente. Também é conhecida como micose de praia ou pano branco, e é causada por fungos que habitam o pelo ou folículo piloso. São manchas arredondas ou ovais, recobertas por escamas bem finas que aparecem mais comumente no tronco e nos braços. Estas manchas se destacam mais quando a pele está bronzeada do sol.

As tineas são causadas por um grupo de fungos que vive às custas da queratina presente na pele, pelos e unhas. Estes fungos podem ser encontrados em animais, no solo e nos homens. Estes fungos podem causar infecções em diferentes localizações do corpo e assim, os sintomas irão depender da área afetada. Por exemplo, o quadro mais comum é na pele e neste caso é a infecção é chamada de tinea corporis, sendo representada por manchas avermelhadas, descamativas, circinadas e com bordos elevados. Quando a infecção é no couro cabeludo pode se apresentar sob a forma de placa de alopecia, uma área sem cabelo, ou em uma área na qual os pelos foram fraturados, quebrados. Quando atinge os pés, chamada de tinea pedis, aparece de forma aguda com vesículas pruriginosas ou de forma crônica como placas descamação fina sem muita sintomatologia.

As onicomicoses se iniciam pela borda livre da unha por lesões branco-amarelado e com acúmulo de queratina debaixo da unha (ceratose subungueal). Na virilha, as lesões são avermelhadas, descamativas, muito pruriginosas e afetam parte ou toda a área do púbis, podendo se expandir para as nádegas.

A candidíase, infecção causada pela Candida sp pode comprometer a pele isoladamente ou as regiões das mucosas oral, vaginal e perianal, e também as unhas. Este fungo pode se desenvolver no nosso organismo quando há baixa da imunidade, uso prolongado de antibióticos e nos casos de diabetes. As lesões cutâneas são placas eritematosas, pruriginosas, bem delimitadas e acompanhadas de pápulas satélites adjacentes. Na região genital causam prurido e corrimento branco, tipo leite talhado.

O tratamento das micoses deve ser preferencialmente por orientação médica. O uso indiscriminado e não adequado de cremes e pomadas deve ser evitado pois pode contribuir para criar resistência fúngica. Os cuidados para prevenção das micoses devem ser observados durante todo o ano, mas em períodos de temperaturas mais altas é importante lembrar de usar chinelos em locais que ficam constantemente úmidos, como saunas e chuveiros coletivos; cobrir com algum tecido a areia ou cadeira de praia antes de se sentar; tomar uma ducha de água limpa logo que sair do mar ou da piscina; evitar dormir de cabelos molhados; após o banho secar bem à região entre os dedos; evitar passar muito tempo com sapatos fechados; não ficar com roupas molhadas por muito tempo e evitar roupas de tecido sintético que não absorvem o suor da pele e prejudicam a transpiração.