Teste do Pezinho é destaque em SG

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um dos primeiros exames da vida de um bebê e um dos mais importantes. Assim pode ser definida a Triagem Neonatal, mais conhecida como o Teste do Pezinho, que tem o Dia Nacional comemorado no dia 6 de junho para alertar a população sobre a importância da realização do exame de prevenção. Obrigatório no Brasil desde 1992, o teste vai ser ampliado para detectar novas doenças, através do Sistema Único de Saúde (SUS), passando de seis doenças detectáveis para até 53, de forma escalonada, no período de um ano.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realiza pelo SUS o modelo que detecta seis doenças e tem um ano para se adequar à nova lei, assim como todas as outras cidades. A Triagem Neonatal é feita a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Ela deve ser feita, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida. No município, há nove locais para a realização do teste, em dias e horários específicos, já que os testes são realizados por enfermeiros e técnicos capacitados pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

"O município realiza uma média de 630 exames deste tipo por mês. O teste do pezinho é um exame importante que serve para determinar se a criança nasceu saudável, detectando se há alguma doença que possa prejudicar seu desenvolvimento. Com o diagnóstico precoce, a família tem como iniciar o tratamento, dando mais qualidade de vida e impedindo o desenvolvimento de várias doenças que, se não tratadas, podem levar inclusive à deficiência intelectual", explicou a responsável pela realização do exame em São Gonçalo, Raquel Vieira.

Para realizá-lo, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento do bebê, comprovante de residência, documento do responsável, cartão de vacina e cartão do SUS da criança.

Novo Teste - Atualmente, o teste do pezinho detecta as seguintes doenças: hipotireoidismo congênito; hiperplasia congênita de supra renal; fenilcetonúria; fibrose cística; anemia falciforme e deficiência da biotinidase.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, no último dia 26 de maio, projeto de lei que amplia o número de doenças que podem ser detectadas pelo teste do pezinho no SUS. Com a nova lei, o exame passará a englobar 14 grupos de doenças, que podem identificar até 53 tipos diferentes de enfermidades e condições especiais de saúde.

O processo de ampliação do teste será feito de forma escalonada. O prazo para inclusão do rastreamento das novas doenças será fixado pelo Ministério da Saúde. As mudanças propostas pelo texto entrarão em vigor 365 dias após sua publicação.