Saúde: Atenção Primária ganha mais de 2 mil novas equipes

São R$ 129,4 milhões destinados para mais de 700 municípios - Foto: Reprodução

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais de 700 municípios receberão reforço na saúde, com investimentos de R$ 129,4 milhões. O foco na Atenção Primária visa à promoção e à proteção da saúde, além de prevenir agravamentos de casos, com diagnóstico, tratamento e redução de danos

Por meio da Portaria nº 45, o Ministério da Saúde credenciou mais de 700 municípios e o Distrito Federal para receber mais de 2 mil novas equipes na Atenção Primária à Saúde (APS), serviços de apoio e pessoal.

A APS é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e se caracteriza por um conjunto de ações, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, com foco na prevenção de agravamento de casos, com diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde. O objetivo é desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente a saúde de toda a população.

Todas as solicitações de credenciamento recebidas pelo Ministério da Saúde até o início de maio foram contempladas. Serão 2.077 equipes de Saúde da Família; 2 equipes de Saúde da Família Ribeirinha; 36 novas equipes de consultório na rua; e 3 novas unidades básicas de saúde fluvial, além de 8 unidades de apoio.