Colher de madeira: entenda se utensílio é vilão ou aliado na cozinha

Utilização de colher de madeira não é recomendado em cantinas ou restaurantes, pois sua utilização aumenta o risco de contaminação cruzada - Foto: Reprodução

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Conhecida por ser um utensílio comum de cozinha, a colher de madeira é usualmente utilizada no preparo de diversas receitas, sejam doces ou salgadas. No entanto, apesar de parecerem inofensivos, esses objetos podem representar um risco para a saúde.

Para se ter uma ideia, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu que o uso de colheres de madeira em ambientes de manipulação de alimentos como cantinas, restaurantes e lanchonetes não é recomendado, pois sua utilização aumenta o risco de contaminação cruzada, especialmente ao manipular carnes cruas.

“A madeira é um material poroso que pode reter umidade e resíduos de alimentos, criando um ambiente propício para o crescimento de bactérias e outros microrganismos. Para garantir a segurança alimentar, é preferível utilizar utensílios feitos de materiais não porosos, como aço inoxidável ou plástico de alta qualidade”, explica a gastróloga e nutricionista Fernanda Avena, professora de nutrição da Universidade Católica de Brasília.

Materiais seguros para substituir a colher de madeira
Para que as colheres serem consideradas seguras, a fabricação deve ser realizada a partir de materiais que não tragam riscos à segurança alimentar das pessoas. Entre os utensílios mais recomendados estão os feitos de:

Aço inoxidável: muito utilizado devido à sua durabilidade e facilidade de limpeza;
Plástico de alta qualidade: certificado para uso alimentar, resistente e fácil de higienizar;
Vidro e cerâmica: desde que sejam lisos e não porosos.

Por Jorge Agle - Metrópoles