27
Ter, Out

Ministério da Saúde atualiza ações de combate à Covid-19 no Brasil

Habilitação e manutenção de leitos de UTI para pacientes em estado grave da Covid-19 merecem destaque nos investimentos - Foto: Allie

Coronavírus
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta segunda-feira (18), o Ministério da Saúde realizou uma atualização das ações de combate à Covid-19 no Brasil. Segundo as informações, desde a chegada da pandemia ao país, o Governo Federal repassou para estados e municípios, mais de R$ 37 bilhões de reais, sendo que deste valor, pouco mais de cinco bilhões foram exclusivos para o enfrentamento ao coronavírus. De acordo com o secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, um ponto que merece destaque nesses investimentos é em relação a habilitação e manutenção de leitos de UTI para pacientes em estado grave da Covid-19.

“Antes do advento da Covid-19, um leito de UTI era faturado quando utilizado. No advento da Covid-19, como forma de oportunizar uma capacidade de resposta, esses leitos habilitados estão sendo financiados 30 dias por mês, independentemente de estar ocupado ou não. Assim, estados e municípios conseguem se preparar em melhores condições, contratar intensivistas, adquirir equipamentos para conduzir essa ação de enfrentamento.”

O secretário Écio Franco, também afirmou que já foram entregues 823 respiradores para 16 estados brasileiros, sendo que destes, 266 foram entregues no último fim de semana. Além disso, Franco disse que o Ministério da Saúde tem realizado esforços para cumprir todos os acordos para a entrega de respiradores e aumentar a capacidade de atendimento de estados e municípios.

“Estamos fazendo a entrega de respiradores na medida em que os fornecedores nos entregam aquilo que encomendamos. Nós estamos nos esforçando ao máximo, inclusive, com a habilitação de equipamentos junto a Anvisa e com a indústria nacional para que possamos atender da melhor forma, dentro do que é possível, os nossos estados.”

Durante a apresentação do balanço de atividades do Governo Federal, foram apresentados dados relacionados à vacinação contra a gripe, que não combate o coronavírus, mas ajuda a evitar que mais pessoas necessitem de leitos de UTI por conta de problemas respiratórios.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.