Ministro diz que vacinação pode iniciar em dezembro ou janeiro

Pazuello disse que se a Pfizer for aprovada pela Anvisa, calendário de vacinação será antecipado - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (9) que a vacinação no Brasil pode começar entre dezembro e janeiro, com a vacina da farmacêutica Pfizer com a BioNTech.

Em entrevista à CNN, o ministro contou que o governo federal pode fechar contrato com a Pfizer e, se houver registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o calendário de vacinação será antecipado. Porém, a vacinação começará a ser feita em pequenas doses, por conta do uso emergencial da vacina.

Ainda de acorod com Pazuello, a mesma situação pode ocorrer com as vacinas da AstraZeneca e do Instituto Butantan - a CoronaVac. O ministro cita o imunizante como "do Butantan", apesar de ter sido produzida pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto e indica que vacina por auxiliar na imunização de dezembro e janeiro, caso for aprovada pela Anvisa.

Pazuello ainda cedeu ao âncora do CNN o plano brasileiro de imunização contra a covid-19, destacando que o plano é nacional, dizendo que o país jamais será dividido, em clara crítica ao governador de São Paulom João Doria (PSDB).