Butantan apresenta resultados sobre eficácia da CoronaVac nesta quinta

Instituto e Governo de SP irão apresentar os índices em uma coletiva - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Instituto Butantan e o governo de São Paulo divulgam os dados sobre a eficácia dos teste clínicos realizados no Brasil da vacina CoronaVac nesta quinta-feira (7). A vacina é de produção do Instituto com a farmacêutica chinesa Sinovac, e desenvolvida contra a covid-19.

Os dados obtidos nos testes serão apresentados em uma coletiva de imprensa na sede do Instituto Butantan, realizada pelo governo do estado de São Paulo. A coletiva conta com a participação do governador João Doria (PSDB) e de secretários de diferentes pastas do governo paulista.

O governo não tinha autorização para divulgar o resultados dos testes feitos no Brasil, por conta de questões contratuais, mas o secretário de Saúde da época revelou para a mídia que a vacina não havia atingido 90% de eficácia.

Além disso, esses índices deveriam ter sido divulgados no dia 23 de dezembro, mas foi adiado, mais uma vez. A primeira data escolhida para essa apresentação seria o dia 15 de dezembro. De acordo com o governo de São Paulo, a fase 3 dos testes registrou a contaminação de, pelo menos, 170 voluntários.

O estudo faz a medição da taxa de eficácia da vacina comparando quantos casos confirmados ocorreram nos voluntários que tomaram placebo e nos que tomaram vacina.No Brasil, a taxa mínima de eficácia é 50%, permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).