Falso advogado que aplicava golpes em idosos é preso

Polícia cumpre mandados contra maior organização criminosa do Rio - Foto: Divulgação / Governo do Estado

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Policiais da 21ª DP (Bonsucesso) prenderam na semana passada um homem que se passava por advogado para aplicar golpes. Ele foi capturado na casa de sua companheira, no Recreio dos Bandeirantes, onde foi cumprido um mandado de prisão condenatória pela prática do crime de estelionato.

De acordo com a investigação da delegacia de Bonsucesso, as vítimas alegaram ter conhecido o estelionatário por intermédio de terceiros, como sendo um advogado que atuava no ramo previdenciário. O autor possuía cartões de visita intitulando-se advogado e fazia contratos de honorários e recibos dos pagamentos.

Para dar maior credibilidade, o autor incluía nos contratos o nome de um verdadeiro advogado que ele conheceu quando o contratou para atuar em sua defesa em outros casos de estelionato cometidos. Esse advogado não teve qualquer contato com as vítimas até começar a ser chamado para responder por processos disciplinares na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), abertos por estas vítimas após o golpe sofrido, o que fez com que esse advogado também virasse vítima do estelionatário.

As vítimas narraram que contrataram os serviços do falso advogado que, após ludibriar os idosos, recebia vultuosas quantias na promessa de recolhimentos dos atrasados ao INSS e seus honorários, para que os mesmos conseguissem a sonhada aposentadoria. Após os pagamentos, porém, o autor não era mais localizado pelas vítimas e, quando estas iam ao INSS, descobriam que não havia sido dada entrada em nenhum processo.

O mandado de prisão se refere a um caso ocorrido em 2012, que levou a uma condenação de um ano, um mês e 15 dias. O autor foi indiciado ainda por três inquéritos policiais, investigações encerradas e encaminhadas ao Ministério Público na semana passada, por crimes de estelionato cometidos em 2014. Ele possui uma extensa ficha criminal iniciada em 2006, em sua maioria por golpes.