A trajetória de Sérgio Buarque de Holanda

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Obra é do também historiador André Carlos Furtado

Divulgação

O livro “As edições do cânone”, que percorre a trajetória intelectual do historiador Sérgio 
Buarque de Holanda é lançado nesta quinta-feira (14) pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) na Livraria Icaraí, às 18h.

Escrita pelo historiador André Carlos Furtado, a obra foi construída dando ênfase ao período em que Buarque esteve à frente da coleção “História geral da civilização brasileira”, entre 1960 e 1972. 

Embora seja mais lembrado por “Raízes do Brasil”, foi na realização desta obra, com a contribuição de especialistas, que Sérgio mostrou sua expressividade na escrita histórica em cada um dos 11 volumes publicados.

 Para a pesquisa, André Furtado se valeu não somente de textos escritos pelo historiador e por seus críticos, como também de registros documentais, como os do acervo Sérgio Buarque de Holanda, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Assim, Furtado consegue dar visibilidade ao autor em toda a sua complexidade.

Acima de tudo, o livro revela os processos que fizeram de Holanda uma das grandes referências para a historiografia contemporânea do Brasil. 

A Livraria Icaraí fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, em Niterói. Nesta quinta-feira(14), a partir das 18h. Entrada franca. Telefone: 2629-5287.