O Flamengo vive um momento raro de estabilidade com Filipe Luís no comando. O treinador, em negociação para renovar até 2026, pode ser o primeiro desde 2011 a iniciar e concluir uma temporada à frente do clube. O último a alcançar esse feito foi Vanderlei Luxemburgo, que permaneceu por 16 meses entre 2010 e 2012.
Nos últimos 14 anos, o Flamengo passou por constantes mudanças de treinadores. O ano de 2013 foi o mais instável, com quatro nomes diferentes no comando. Desde então, mesmo em temporadas de conquistas importantes, a diretoria não conseguiu manter continuidade.
Filipe Luís assumiu em setembro de 2024, após a saída de Tite, e rapidamente conquistou prestígio. Foi campeão da Copa do Brasil no ano passado, venceu a Supercopa e o Campeonato Carioca neste ano, além de levar o time às quartas de final da Libertadores e à liderança do Campeonato Brasileiro.
Com apenas seis derrotas em 65 jogos, o técnico soma 43 vitórias e 16 empates, alcançando aproveitamento de 74,3%, marca que só perde para os números históricos de Jorge Jesus. A diretoria entende que a permanência de Filipe Luís pode representar um novo ciclo de solidez para o clube.
Por O Globo
Foto: André Durão/ge