Só desvantagens: Polícia Civil desarticula quadrilha que aplicava golpe do “falso clube de vantagens”

Data: 24/10/2025
Redação -


Policiais civis da 26ª DP (Todos os Santos) desarticularam uma quadrilha que aplicava um golpe do “falso clube de vantagens”, nesta quinta-feira (23/10), e prenderam dois criminosos em flagrante, no Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio. Os estelionatários subtraíam até R$ 3 mil de idosos, vítimas dos bandidos.

De acordo com as investigações, os criminosos ofereciam um clube de benefícios, que supostamente proporcionaria descontos e vantagens em grandes redes comerciais, como lanchonetes, perfumarias, supermercados, farmácias, entre outros. Os estelionatários ainda garantiram que os valores pagos seriam posteriormente revertidos a favor das vítimas e que o dinheiro debitado não seria descontado em sua totalidade.

Já em posse dos cartões dos idosos, a quadrilha realizava pagamentos não autorizados que chegavam ao valor aproximado de R$ 3 mil, além de não dar qualquer explicação de como as vítimas deveriam utilizar os benefícios.

O grupo era monitorado pelos agentes há cinco dias. Nesta quinta, durante diligências sobre o caso, os agentes foram abordados pela filha de mais uma vítima do golpe, que acabara de perder o dinheiro. Diante do fato, os policias realizaram buscam e conseguiram localizar um dos estelionatários. Na mesma região, uma mulher, comparsa do homem, foi presa em um estabelecimento comercial, onde tentava se esconder.

A dupla foi autuada em flagrante pelos crimes de estelionato e associação criminosa. A mulher é investigada em 17 outros inquéritos de estelionato e associação criminosa. As investigações continuam para localizar e prender outros envolvidos no golpe

A ação é parte da "Operação Virtude", uma iniciativa nacional de combate à violência contra idosos, que ocorre ao longo do mês de outubro. No Rio de Janeiro, as ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com atuação da Polícia Civil por meio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti).


.