Estátua humana é encontrada escondida em parede de 12 mil anos

Data: 03/11/2025
Redação -


De acordo com os pesquisadores, a estátua e o local de encontro podem dar mais pistas sobre rituais e sistemas de crenças da época

Durante escavações na Turquia, arqueólogos encontraram uma estátua humana em tamanho real em meio a uma parede de pedras de 12 mil anos. O achado foi anunciado em meados de setembro pelo ministro da cultura e do turismo turco, Mehmet Nuri Ersoy, durante visita ao sítio arqueológico Göbeklitepe.

De acordo com os pesquisadores, o objeto e o local de encontro podem dar mais pistas sobre rituais e sistemas de crenças da época.

“Uma estátua humana foi encontrada montada horizontalmente em uma parede entre as estruturas B e D, e acredita-se que tenha sido colocada como uma oferenda. Exemplos semelhantes já haviam sido encontrados em Karahantepe – outro sítio arqueológico turco”, destaca o ministro, em entrevista ao portal Türkiye Today.
Os cientistas revelam que a estátua não estava na parede por acaso e foi colocada propositalmente. Trata-se de um dos únicos exemplares de oferenda incorporada à arquitetura.

Além de ser o responsável por “guardar” a peça por anos, Göbeklitepe é considerado o santuário religioso mais antigo do mundo, mais velho que as pirâmides egípcias. O local é formado por recintos circulares com pilastras em forma de T. Há esculturas de serpentes, raposas e abutres nos pilares.

Dada a importância do achado, o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia trabalha para restaurar e conservar o sítio arqueológico por meio do projeto Legado para o Futuro. Está prevista a construção de um centro de visitação, áreas de estacionamento e trilhas. A previsão é que as obras sejam inauguradas até o fim do ano.

Por Jorge Agle - Metrópoles


.