Inciativa visa a formação de mulheres líderes para atuar no setor da Construção Civil.
O projeto Elas Constroem foi iniciado nesta segunda-feira (8/9), na escola Firjan SENAI Niterói. Desenvolvida em parceria com Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), SENAI, Sinduscon-Rio e Seconci, a iniciativa visa capacitar 25 mulheres para atuar no setor. Com o curso de Pedreiro de Acabamento e Execução de Revestimento de Argamassa, a proposta é oferecer formação técnica gratuita e fomentar a empregabilidade na Construção Civil.
O Elas Constroem está presente em 12 cidades brasileiras e conta com o apoio de lideranças femininas. “O objetivo é preparar as mulheres para o mercado e inseri-las no mercado formal”, destacou Ana Cláudia Pontes, presidente da comissão de Responsabilidade Social da CBIC.
O evento de abertura do projeto contou com a presença das alunas, futuras profissionais da Construção Civil, que por três meses serão preparadas para atuarem em etapas finais de obras, com o aperfeiçoamento de técnicas de revestimentos. "Parabenizo as mulheres que decidiram participar do curso. É um ótimo momento para trabalhar na construção civil e construir carreira", destacou o vice-presidente do Sinduscon-Rio, Gustavo Corbelli, representando o presidente da entidade, Claudio Hermolin
As palestras ministradas na aula inaugural promoveram troca de experiência com profissionais do mercado. A mestre de obras Márcia Cristina Santos da Silva, de 56 anos, abordou os desafios deste mercado de trabalho. “O nosso diferencial é o estudo. É cada vez mais importante as mulheres buscarem aperfeiçoamento, pois esse setor está em constante atualização. O conhecimento é fundamental para conquistar uma colocação nessa área em que encontramos muito preconceito”, destacou Márcia Cristina, que teve a influência do pai na escolha profissional.