IAB RJ e Clube Central anunciam projeto vencedor para novo terraço com área de lazer em Niterói

Escrito em 22/10/2025
Wellyngton Inácio


 

O prédio do Clube Central, um verdadeiro símbolo que se mantém como um importante ponto de encontro na querida cidade de Niterói, está prestes a passar por uma transformação emocionante. Em breve, teremos um novo terraço, que será concebido como uma praça ampla, adornada com características que nos fazem lembrar da orla da Praia de Icaraí, como as elegantes pedras portuguesas. Este espaço contará com áreas gourmet, um jardim acolhedor e uma piscina com uma vista deslumbrante para a Baía de Guanabara. O projeto arquitetônico, escolhido através de um concurso nacional promovido pelo Núcleo Leste Metropolitano do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio de Janeiro (IAB RJ), foi anunciado nesta segunda-feira, dia 20 de outubro.

De acordo com a proposta, o edifício poderá incluir um painel artístico, criado por um talentoso artista local, na lateral de sua fachada, além de um novo elevador que facilitará o acesso desde a entrada principal até o último andar, onde todos poderão desfrutar de uma vista livre e encantadora, como se estivessem em um mirante. O espaço contará com uma única cobertura que proporcionará sombra e abrigará vários ambientes gourmet, complementados por uma cozinha de apoio e um bar. Espécies nativas da Mata Atlântica também farão parte desse novo ambiente, trazendo um pedaço da natureza para o coração da cidade.

O projeto vencedor é uma obra criativa de jovens arquitetos do escritório Leal+Tiemi Arquitetura, de Niterói, que se destacaram em meio a inscrições de diversos estados e cidades. A equipe, composta por Gustavo Paula Leal, Isabelle Tiemi Rezende Yao, Lucas Marques Silva de Assis e Amanda Manhães Mamute, foi selecionada com um valor de R$150 mil para desenvolver o Projeto Executivo, Projetos Complementares e Projeto Legal, incluindo coordenação e compatibilização, com um cronograma completo e um orçamento total. O presidente do Clube Central, Fernando Tinoco, compartilhou a grande expectativa de iniciar as obras em breve para proporcionar esse novo espaço.

“Estamos vivendo um momento histórico. Este é um passo significativo na construção da história de um clube centenário. O terraço, que há tempos não era aproveitado, agora ganhará vida através de um processo criterioso que trouxe propostas excepcionais. Estamos valorizando nosso clube de maneira importante”, expressa Tinoco.

Atualmente, o terraço, que anteriormente abrigou uma academia, não atende ao público. Com o concurso, arquitetos e urbanistas de todo o país foram convidados a apresentar ideias para revitalizar e requalificar essa área do prédio. O projeto justifica a iniciativa com a frase: “o Clube Central está oferecendo seu patrimônio à cidade como um gesto de permanência e futuro, reafirmando a memória, cultura e identidade de Niterói.”

Augusto César Alves, presidente do Núcleo Leste Metropolitano do IAB RJ, enfatiza a importância dessa iniciativa para fortalecer a valorização de concursos públicos: "Os concursos são uma excelente maneira de selecionar projetos de Arquitetura, independentemente da instância. Parabéns a todos que acreditaram e participaram com propostas de qualidade. Que todos possam usufruir desse novo espaço, que será benéfico tanto para o clube quanto para os visitantes”, conclui.

Dentre os premiados, destaca-se o escritório MH Arquitetura e Imóveis, do Rio de Janeiro, em segundo lugar, e o Rimo Arquitetura, de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que ficou em terceiro. Também foi concedida uma menção honrosa ao Alexandre de Menezes Arquitetura, de Niterói. Todos os projetos reconhecidos estão disponíveis no site oficial do concurso (https://concursoclubecentral.org.br/). A partir de 03 de novembro, os três projetos premiados e a menção honrosa estarão expostos no Clube Central, junto com as pranchas dos demais concorrentes.

O júri foi composto por profissionais renomados, incluindo Alder Catunda, coordenador acadêmico do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio; Adriana Moura, diretora do departamento de arquitetura de interiores e decoração do escritório MPGAA; Tereza Almeida, arquiteta e urbanista consultora do Clube Central; Pedro da Luz Moreira, Professor Adjunto da Escola de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense; e Luiz Antônio Affonso, arquiteto da mesma universidade.

 


.