Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia

Escrito em 09/09/2025
Redação O FLUMINENSE


A equipe utilizou o Espaço de Tecnologias Digitais da escola para realizar as avaliações, que demandaram, em média, quatro horas por etapa

Alunas da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão, conquistaram medalha de bronze na fase on-line estadual da 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG 2025). Esse resultado positivo reconhece o desempenho da equipe composta pelas alunas Samara do Rosário Leite, Raquely Moreira dos Santos e Giselly de Oliveira Ferreira Fernandes, sob orientação da professora Kátia Maria dos Santos Silva. A conquista ressalta a participação de estudantes do 9º ano e o trabalho coletivo da unidade escolar em promover a aprendizagem geográfica e o raciocínio crítico.

A participação na OBG 2025 envolveu provas de caráter progressivo e cumulativo, aplicadas no ambiente virtual estadual. A equipe utilizou o Espaço de Tecnologias Digitais da escola para realizar as avaliações, que demandaram, em média, quatro horas por etapa e atenção persistente das estudantes diante de questões de elevada complexidade e aplicação prática.

“Fomos convidadas pela direção da escola a participar da Olimpíada pela convicção de que temos alunos com potencial para conquistar. Aceitamos prontamente esse desafio. Foram três etapas de prova e nossas alunas seguiam transbordando conhecimento e concentração. O nível das provas foi bastante difícil, mas acreditei no potencial delas”, relatou Kátia, ao comentar a rotina de preparação e a atuação das alunas durante a competição.

O diretor Willian Ribeiro Gusmão avaliou o prêmio como uma vitória coletiva, ligada ao trabalho cotidiano da escola. “O nosso coração transbordou de alegria, pois vemos que todo o nosso trabalho é válido e é recompensado pela vitória de cada um deles”, afirmou Willian, ressaltando ainda o apoio da coordenação e dos professores que prepararam a equipe para enfrentar provas que exigem leitura atenta de mapas, interpretação de dados e capacidade de argumentação.

A supervisora de Educação Integral, Ana Márcia Scot, lembrou que essa é uma Escola de Tempo Integral (ETI) e contextualizou a relevância pedagógica da participação em olimpíadas científicas.

“A Olimpíada Brasileira de Geografia é uma oportunidade de ampliar conhecimentos, estimular o pensamento crítico e fortalecer a compreensão sobre o território brasileiro e suas múltiplas realidades. Acreditamos que iniciativas como essa contribuem diretamente para a formação integral dos nossos educandos, reforçando o compromisso com uma educação pública de qualidade”, afirmou Ana Márcia.

A OBG 2025 contempla estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e EJA, de escolas públicas e privadas. As fases on-line estaduais ocorreram em três janelas de avaliação, e a etapa nacional presencial está marcada para os dias 25 a 28 de novembro de 2025, em Campinas (SP), quando equipes classificadas enfrentarão provas teóricas, discursivas e práticas. Os melhores colocados na fase nacional poderão integrar a seleção para a International Geography Olympiad (iGeo) e universidades como USP Unicamp UFMG e UFRJ costumam reconhecer o desempenho em competições desse porte.


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