Após apresentação e aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e encaminhamento ao MPF e à Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara, terá início a ação que visa garantir mais acessibilidade e preservação
A Prefeitura de Rio das Ostras inicia nesta quarta-feira, 5 de novembro, o trabalho de manejo da vegetação da orla de Costazul, uma importante ação ambiental que contará com o acompanhamento do Corpo Técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O Plano de Manejo foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) e à Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara Municipal, após apresentação e aprovação junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e tem previsão de conclusão até dezembro deste ano.
Entre as principais ações previstas estão a recomposição da vegetação nativa, identificação e poda de espécies que necessitem de manejo e a redução dos acessos irregulares à faixa de areia, medida que visa proteger o ecossistema de restinga e permitir sua regeneração natural. O trabalho também busca promover um convívio mais harmonioso entre a população e a natureza exuberante que caracteriza Rio das Ostras.
O manejo é parte do Plano de Gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Marinho-Costeira da Restinga Sarnambi, a mais nova Unidade de Conservação criada pelo Município. A proposta foi apresentada e aprovada durante a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente, realizada em junho deste ano, com explanação técnica do biólogo Adriano Luz, integrante da equipe da Secretaria, e coordenada pelo secretário Ricardo Torres.
A execução será realizada por uma empresa contratada pela Prefeitura, sob total supervisão direta da Secretaria de Meio Ambiente, garantindo que todas as etapas sejam conduzidas dentro das normas ambientais e com total respeito à biodiversidade local.



