Iniciativa reuniu equipes do SEAS e do Consultório na Rua para levar informação e cuidado à população em situação de vulnerabilidade
O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), em parceria com a equipe do Consultório na Rua, realizou uma ação de conscientização e prevenção aos cânceres de mama e de próstata, em alusão ao Outubro Rosa. A atividade foi voltada à população em situação de rua e em vulnerabilidade social do bairro BNH e aconteceu na manhã do dia 16 de outubro.
O encontro ocorreu ao lado da linha férrea, na Rua Epitácio Pessoa, próximo ao Campo da Bica, e proporcionou um momento de diálogo sobre a importância da prevenção e do autocuidado. Durante a ação, foram compartilhadas informações essenciais sobre o diagnóstico precoce, que pode salvar vidas. Embora o foco principal tenha sido as mulheres, o tema do câncer de mama em homens também foi abordado, reforçando que a campanha é para todos.
Para Matheus Castro, educador social do SEAS, a iniciativa reforça o compromisso da Subsecretaria Municipal de Assistência Social em levar serviços e orientações a quem mais precisa. “Estar neste território falando sobre prevenção e autocuidado é uma demonstração clara do nosso papel. A população em situação de rua, muitas vezes, tem acesso limitado a informações de saúde preventiva. O Outubro Rosa é um lembrete de que todos merecem esse conhecimento. Levar informações sobre o câncer de mama e a importância do autoexame e dos exames de rotina é fundamental para quebrar barreiras e promover o cuidado com a vida dessas pessoas, tanto mulheres quanto homens”, destaca.



