O Município de Nova Friburgo, na Região Serrana, foi um dos finalistas da etapa estadual do Prêmio Cidades Excelentes, que é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e Instituto Áquila. A premiação está na sua quinta edição e busca estimular as boas práticas públicas das gestões municipais, valorizando o trabalho, planejamento e investimentos que possam melhorar o dia a dia dos cidadãos.
Nova Friburgo concorreu na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, para cidades acima de 100 mil habitantes, juntamente com Niterói e Resende, que foi a vencedora. Chegar à final desta premiação, que é considerada o "Oscar" brasileiro da gestão municipal, é uma grande vitória e demonstra o reconhecimento com os avanços alcançados pelo Município. Afinal, 72 indicadores de seis pilares são avaliados, e dividindo os municípios em três categorias, por número de habitantes.
A premiação foi entregue na manhã desta terça-feira, 7 de outubro, no auditório da Fecomércio, no Rio de Janeiro, e reuniu representantes de todas as cidades finalistas. Os representantes de Nova Friburgo, Mayra Martins, secretária de Gabinete, Daniele Eddie, subsecretária de Comunicação Social e o assessor Ronaldo Eller receberam o certificado alusivo à qualidade na gestão.
Esta foi a terceira vez que Nova Friburgo chega à final da etapa estadual. Em 2021, a cidade foi finalista na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e em 2024, na categoria mais disputada daquela edição, que foi Evolução.



