As obras na Praia das Pedrinhas seguem avançando. Ainda nesta semana, os bancos do muro de contenção do local, que tem como objetivo impedir a ação da maré junto aos tanques de areia, serão concretados e finalizados. As obras na Praia das Pedrinhas vão muito além de uma revitalização com urbanismo e paisagismo, incluindo também acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs). O novo espaço irá aproximar ainda mais as pessoas da natureza.
A Praia das Pedrinhas é um dos principais cartões-postais de São Gonçalo e essas obras visam atender às necessidades tanto dos moradores, pescadores e comerciantes como dos turistas, proporcionando uma renovação do convívio da população em relação à orla.
O projeto prevê a requalificação do calçadão, criando espaços de permanência e convivência. A faixa de areia elevada irá ficar mais próxima dos frequentadores. O novo calçadão irá abrigar mesas com guarda sol, pergolados, brinquedos com temática náutica, bem como outros usos associados à atividade turística da orla. Também haverá áreas intercaladas de paisagismo com árvores de várias espécies.
O projeto, gerenciado e fiscalizado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo, possui um investimento de quase R$ 5 milhões. As obras de infraestrutura englobam a extensão da rua da orla inteira.
O prefeito Capitão Nelson celebrou o avanço das obras.
“A Praia das Pedrinhas é um dos pontos turísticos mais importantes da nossa cidade. Com essas novas obras, vamos possibilitar mais o conforto dos nossos comerciantes e dos visitantes, que irão usufruir de um espaço mais bonito, urbanístico, com um belo paisagismo e acessível para pessoas com deficiência (PcDs). A revitalização começou em 2024 e, desde então, seguimos firme no desenvolvimento deste espaço”, afirmou.
A captação de recursos para a realização do projeto foi feita pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo, junto ao Governo Federal, por meio dos Ministérios das Cidades e do Ministério do Turismo, obtidos através de emendas parlamentares dos deputados federais Altineu Côrtes e Carlos Jordy.
A primeira parte da obra, do lado esquerdo, já recebeu asfalto, redes de drenagem, padronização das calçadas, esgotamento sanitário e abastecimento de água, numa intervenção simultânea com a concessionária Águas do Rio.
O projeto urbanístico e paisagístico para a orla recebeu menção honrosa do Prêmio ABAP Roberto Burle Marx, na Modalidade Projeto, Categoria Espaço Público e Preservação Histórico-Cultural.