Detran RJ inaugura o primeiro posto para pessoas com deficiência visual no Benjamin Constant

Escrito em 10/09/2025
Redação -


O Detran RJ inaugurou, na terça-feira (9), um posto especial de identificação civil no Instituto Benjamin Constant (IBC), na Urca, Zona Sul do Rio. É o primeiro posto do país específico para pessoas com deficiência visual.

Com capacidade para atender 30 pessoas por dia, a unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo alunos, professores e frequentadores do instituto.

- A acessibilidade e o aumento da diversidade de serviços para a nossa população é uma missão de vida. Esse trabalho inédito, dentro do Instituto Benjamin Constant (IBC), faz parte de um modelo de gestão que desejamos ter nos serviços públicos do Rio de Janeiro - afirma o governador Cláudio Castro.

O presidente do Detran, Vinicius Farah, destacou sua satisfação de concretizar mais uma política pública por intermédio da viabilização de documentos para a população.

- Estou muito feliz em poder inaugurar um posto do Detran dentro de um instituto centenário, entregando dignidade, respeito e cidadania. É um Detran mais humano, mais próximo das pessoas, principalmente de quem mais precisa. Hoje é um dia histórico para o IBC e para as pessoas com deficiência visual que precisam de comodidade e acessibilidade -  destacou Farah.

O diretor-geral do IBC, Mauro Conceição, agradeceu pela conquista e destacou a prestação de serviços que será realizada na unidade.

- Em 170 anos de existência do instituto, esta é a primeira vez que esse tipo de serviço está sendo oferecido. Isso é inédito, um tipo de prestação de serviço inigualável - afirmou.

A professora de braile Maria Luzia do Livramento, que já foi aluna do instituto, elogiou a nova unidade.

- Como minha carteira estava muito velha, tirei outra recentemente. Agora vou esperar chegar a carteira em braile, que será muito bem-vinda. É maravilhoso ter um posto do Detran dentro do instituto, vai facilitar muito a vida de todos - disse a professora.

As pessoas com deficiência receberão a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem o CPF como número único de identificação, reconhecido em todo o território nacional, com o objetivo de dificultar fraudes. O documento no formato anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032.

Documento em braile

Em breve, será lançada a carteira de identidade em braile, para que o documento possa ser lido sem a necessidade de terceiros, promovendo a independência, a cidadania e a inclusão das pessoas com deficiência visual.

- A inauguração desta unidade reforça o compromisso do Detran RJ em garantir cidadania e autonomia às pessoas com deficiência visual. Queremos facilitar o acesso à documentação civil e assegurar que todos tenham seus direitos plenamente reconhecidos - afirmou o diretor de Identificação Civil do Detran RJ, Pedro Paulo Thompson.


.