A Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde, promove de 15 a 17 de setembro a 1ª Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde Pública dos Brics, no Rio de Janeiro. O evento integra a agenda da Presidência Brasileira do bloco em 2025 e visa fortalecer os sistemas de saúde por meio de cooperação técnica e científica.
A cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades nacionais e internacionais, incluindo representantes da Opas/OMS e gestores de saúde do Rio de Janeiro. Durante três dias, 21 países discutirão temas estratégicos como vigilância e resposta a emergências, sistemas de saúde, equidade, mudanças climáticas, combate à fome e à pobreza.
O encontro permitirá o diálogo entre os institutos nacionais de saúde, promovendo cooperações técnicas que reforcem a saúde no Sul Global. A Fiocruz coordena três temas prioritários destacados pelos ministros da saúde do bloco e reforça seu papel estratégico na diplomacia em saúde.
O evento busca consolidar parcerias internacionais, ampliar a capacidade de produção científica e fortalecer políticas públicas de saúde, alinhadas à agenda global de equidade e sustentabilidade.