Com apresentações gratuitas em unidades do Sesc, peça une teatro e circo em uma jornada sensível sobre solidão e criatividade
O espetáculo solo "Veneta", da artista independente Mária Ribeiro, inicia sua turnê pelo Estado do Rio de Janeiro a partir do dia 11 de outubro, em comemoração ao Mês das Crianças. Voltado para toda a família, o espetáculo transita entre o teatro e o circo, explorando temas como a solidão, a imaginação e a importância do brincar com criatividade, cativando tanto o público infantil quanto o adulto. A primeira apresentação acontece no Sesc Três Rios, às 15h, com entrada franca.
Em “Veneta”, o público é transportado para o universo excêntrico de uma palhaça solitária, que vive isolada em um cômodo e transforma objetos cotidianos em brincadeiras, poesia e emoção. Nesse processo, a personagem descobre que, por meio da imaginação e do humor, pode criar pontes com o outro e resgatar a alegria da convivência.
“Veneta é uma jornada de autodescoberta, que valoriza o contato humano, o brincar livre, a criatividade e por que não os momentos de tédio?”, conta Mária. A palhaça convida o público a se reconhecer na simplicidade da presença.
Dirigido por Atawallpa Coello (Inka Clown), com dramaturgia e atuação de Mária Ribeiro, o espetáculo teve estreia em julho de 2023, no Distrito Federal, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do GDF, e desde então já percorreu palcos e praças Brasil afora.
Sobre a artista
Mária Ribeiro é uma artista solo e independente. Seu percurso nas artes começou em 2005, quando iniciou seus estudos teatrais por meio do teatro-esporte, explorando técnicas de improvisação. Após essa introdução, participou de várias oficinas, e em 2010 fez um curso intensivo, decidindo, então, seguir a carreira de atriz.
Em 2012, ingressou no curso de Licenciatura em Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB), onde estudou até 2015. Esse encontro entre teatro e circo se revelou fundamental na construção de sua identidade artística.
Durante esse período, também se aprofundou em palhaçaria, bufonaria, arte de rua e técnicas diversas do circo. Foi em 2015 que começou a se apresentar nas ruas, o que transformou profundamente sua maneira de enxergar a atuação e mudou sua forma de se expressar em cena.
Participou do festival Mood Indigo, na Índia (Mumbai), nos anos de 2015 e 2019. Em 2022, estreou seu primeiro solo autoral, ‘Bituca Show’, apresentado em cinco comunidades da zona sul do Rio, por meio do projeto Morro de Rir, idealizado por ela e financiado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Já em 2023, criou o espetáculo ‘Veneta’, apresentado em várias praças do Distrito Federal com patrocínio do GDF. Agora em 2025 apresentou no Festival Carnaval Around the World, nos Estados Unidos (Honolulu).
SERVIÇO:
TURNÊ "VENETA" NO RIO DE JANEIRO
- 11 de outubro: Sesc Três Rios, às 15h (R. Nelson Viana, 327 - Três Rios). Entrada Gratuita.
- 18 de outubro: Sesc Grussaí, às 16h ( R. Antônio Gonçalves Carvalho, S/N - Grussaí, São João da Barra).
Entrada mediante 1kg de alimento não perecível.
- 25 de outubro: Espaço Arte Sesc, às 16h ( R. Marquês de Abrantes, 99 - Flamengo, Rio de Janeiro. Com audiodescrição. - Entrada Gratuita.
1º de novembro: Sesc Nogueira ( Estrada do Calembe, 2.000 - Nogueira, Petrópolis), às 15h. - Entrada Gratuita.
Público-alvo: Toda a família
Duração: Aproximadamente 50 minutos
Classificação etária: Livre
FICHA TÉCNICA:
Artista em cena: Mária Ribeiro
Direção: Atawallpa Coello (Inka Clown)
Produção: Erika Romana
Figurino: Mária Ribeiro
Cenografia: Atawallpa Coello
Dramaturgia: Mária Ribeiro