Evento reuniu mais de 350 bailarinos e contou com programação cultural e solidária
Tamoios respirou arte e movimento no sábado (25) com a realização da 1ª Mostra de Dança Regional. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, reuniu mais de 350 bailarinos no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira. Em um ambiente de celebração e troca, o público acompanhou um mosaico de estilos e expressões que representaram a força da dança na Região dos Lagos.
Subiram ao palco apresentações de ballet clássico, dança contemporânea, jazz, danças populares, danças de salão, danças urbanas e dança ministerial, refletindo a pluralidade artística e o talento dos dançarinos participantes. A Mostra teve caráter não competitivo e contou com 40 coreografias, priorizando o encontro e o compartilhamento entre artistas, escolas, academias e grupos independentes de toda a região.
Paralelamente às apresentações, o público pôde circular por uma praça de alimentação montada no espaço anexo ao ginásio, onde expositores venderam produtos artesanais e locais.
Além das belas apresentações, o evento também inspirou a empatia e o engajamento social: a entrada foi garantida mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, mobilizando o público em uma corrente de solidariedade. Todos os itens arrecadados serão destinados, posteriormente, a ações sociais no distrito.
Presente no evento, o secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, destacou que a iniciativa reforça o papel da cultura como agente de formação da cidadania e criação de oportunidades para jovens talentos:
“Quero agradecer a todas as famílias que acreditam em projetos como esse. O sucesso da Mostra Regional de Dança confirma, mais uma vez, a importância de valorizarmos a cultura local em suas diferentes expressões artísticas. Realizar esse evento tão significativo em Tamoios descentraliza e ajuda a expandir nossas atividades culturais”, disse.
Para a organizadora do evento, Danielle Costa, a mostra foi um grande momento para celebrar diferentes estilos e gerações, reforçando o espaço como um local de encontro, aprendizado e reconhecimento para quem faz arte na região:
“Nosso ginásio se transformou em um verdadeiro palco e o evento comprova que Tamoios tem talento, sede de cultura e investimento. A dança tem o poder de transformar vidas e, por isso, ficamos muito felizes com a adesão de tantos bailarinos. Esse movimento é muito importante para a democratização da arte em nossa cidade”, afirmou.
A 1ª Mostra de Dança Regional de Tamoios foi uma iniciativa contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com produção assinada pelo Grêmio Recreativo do Samburá, em parceria com o Instituto Cultural e Artístico Nacional Passos do Futuro, e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, responsável pelo patrocínio da estrutura de palco, som e iluminação.



