Atividade de educação ambiental faz parte do cronograma do projeto Guardiões Azuis
Os alunos do Clube de Ciências da Escola Municipal Evaldo Salles participaram de mais uma atividade de educação ambiental do projeto “Guardiões Azuis”. Dessa vez, os geossítios do Peró foram o tema abordado presencialmente. A aula de campo teve a presença da professora doutora Kátia Mansur, geóloga e coordenadora-geral do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas.
No percurso, foram visitados diversos pontos do trecho 4 da Trilha TransCabo Frio, como a Gruta do Vigia, Pesqueirinho, Buraco do Sargo e o Mirante das Conchas. A aula abordou temas como placas tectônicas, colisão continental, idade das rochas, minerais, afloramento de rochas, ressurgência e muito mais.
“Os alunos tiveram a oportunidade de observar a geodiversidade e compreender melhor a origem e a dinâmica da Terra, a partir do lugar em que vivem, entendendo o quanto precisamos fazer para manter este lugar preservado. A importância dos geossítios da Praia do Peró reside em sua relevância geológica, cultural e educacional. Esses locais são vitais para o ecoturismo, para a compreensão da história geológica da Terra”, finalizou Mônica Aguiar, coordenadora de Ecoturismo.
A iniciativa, que já está na sexta atividade, é uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, por meio das Secretarias de Turismo, de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Educação, Guarda Marítima e Ambiental, Geoparque Aspirante Costões e Lagunas, Parque Estadual da Costa do Sol e Instituto Escola do Mar. O projeto tem o objetivo de promover desenvolvimento turístico e sustentável, buscando integrar educação ambiental com a valorização do patrimônio natural e cultural de nossa cidade.




