Senai tem mil vagas gratuitas para qualificação profissional
Inscrições terminam na sexta. Idade mínima exigida é 16 anos e escolaridade é fundamental completo
A Firjan Senai Sesi está com edital para preenchimento de mil vagas gratuitas, destinadas a pessoas de baixa renda, para três cursos de qualificação profissional, em formato presencial, e um curso livre de educação continuada, em modalidade on-line. As inscrições terminam nesta sexta-feira, 9, e os candidatos devem ter no mínimo 16 anos e terem cursado o ensino fundamental completo.
Os cursos de qualificação profissional ofertados pela Firjan Senai são Programador Front-End, Programador Back-End e Administrador de Banco de Dados, todos com carga horária de 180h. Já o curso livre de Inglês Técnico, oferecido pela Escola Firjan SESI, tem carga de 40h e tem por objetivo a educação continuada.
O programa tem como parceiro o Sindicato da Indústria Eletrônica, de Informática, de Telecomunicações de Produção de Software, de Produção de Hardware, de Produção de Produtos Eletroeletrônicos e Componentes no Estado do Rio de Janeiro (Sinditec). O objetivo é mobilizar o setor para fomentar as empresas do segmento a disponibilizar vagas para estágio com os alunos dos cursos.
Os cursos serão oferecidos nas unidades da Firjan Senai Sesi em Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Três Rios, Volta Redonda e no Município do Rio, em Benfica, Jacarepaguá, Maracanã e Vila Isabel. Após a divulgação da lista de candidatos classificados, no dia 16, as matrículas serão realizadas nas escolas. O início dos cursos será no dia 26.
Senac - A unidade Senac RJ em Niterói oferece mais de 40 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional nas áreas de varejo, estoquista, e contabilidade, apuração de tributos federais, estaduais e municipais. Os interessados devem se candidatar pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários-mínimos e que, com objetivo de assegurar a possibilidade de qualificação e geração de renda, passou a oferecer em abril auxílio-transporte a todos os alunos matriculados. As aulas iniciam a partir de 14 de junho e as inscrições já podem ser feitas pelo link http://psg.rj.senac.br.
O curso de Estoquista ensina a planejar e a operacionalizar o controle e a armazenagem de materiais, produtos e equipamentos. O aluno aprende a organizar estoques, seguindo os procedimentos internos e apoiando os demais setores das organizações.
Já o curso de Apuração de Tributos Federais, Estaduais e Municipais é voltado para profissionais sem experiência na área Tributária e Fiscal que desejam uma oportunidade de ingressar nesse setor. O estudante irá aprender as rotinas para apuração e recolhimento dos principais tributos pagos por uma empresa, comparando os custos nos diferentes regimes de tributação. Nas aulas, serão ensinadas a realização dessa apuração na prática, com uso de planilhas e de em um software de gestão fiscal que permitirão um diferencial do aluno ao ingressar no mercado de trabalho.
O programa inclui apuração de tributos pelos regimes do Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional e, orienta no entendimento sobre porte econômico e tipo societário, que podem influenciar na apuração, obrigações acessórias e guias de recolhimento dos principais tributos pagos pelas empresas.
Programa Senac de Gratuidade -O Programa Senac de Gratuidade (PSG) oferece cursos de educação profissional a pessoas de baixa renda em busca oportunidades no mercado de trabalho, com auxílio-transporte. Para se candidatar é preciso ter renda familiar, por pessoa, de até dois salários-mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados e/ou desempregados. Serão matriculados os primeiros classificados de cada curso com a documentação completa (cópias de RG, CPF e comprovante de residência). O regulamento está disponível no link em https://psg.rj.senac.br/Documentos/NovoRegulamento.pdf?v=1 .