Comércio aposta no Dia dos Pais

Consumo deve ser impulsionado pelo Programa Desenrola, que está liberando mais crédito no mercado

Por Redação

Entre os produtos mais procurados para presentear os pais devem estar os eletrônicos e tecnológicos, destaca o presidente do Sindilojas, Charbel Tauil

Os comerciantes da cidade estão otimistas com o Dia dos Pais. O presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil, acredita num crescimento nas vendas entre 3% e 7%, como estima boa parte das entidades de classe espalhadas pelo País que já divulgaram projeções para a data.

Segundo ele, esse crescimento pode até ser maior, impulsionado pelo Programa Desenrola, do Governo Federal, que está renegociando a dívida de consumidores inadimplentes e, consequentemente, liberando mais crédito no mercado.

"Esta é a primeira data comemorativa desde o início do programa. Apenas na primeira etapa do Desenrola o Ministério da Fazenda prevê que 1,5 milhão de CPFs sejam desnegativados. Esperamos que o programa gere um impacto direto nas vendas do comércio neste Dia dos Pais", avalia Charbel Tauil.

A expectativa dos lojistas não é a toa. Em 2022, o comércio no Brasil teve o melhor Dia dos Pais desde 2011 em termos de crescimento anual, com uma elevação de 7% nas vendas em comparação com o ano passado, mostrou levantamento da Serasa Experian, marca brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.

Lista de presentes - Para o presidente do Sindilojas Niteróil, roupas devem ser os presentes mais procurados, bem como acessórios como carteiras e relógios, calçados, mochilas, artigos de decoração e itens personalizados.

Charbel Tauil destaca ainda que a procura por presentes tecnológicos como smartphones, smartwatches, fones bluetooth, assistentes virtuais, câmeras de ação e até drones também tende a crescer na data devido ao interesse cada vez maior das gerações mais antigas pelos artefatos que trazem mais conforto e praticidade
à vida.

Almoço em família - O presidente do Sindilojas Niterói também lembra que a data deve movimentar o comércio de bares e restaurantes, bem como os estabelecimentos localizados próximos aos polos gastronômicos, embora muitos comemorem a data em casa com a família, aumentando, neste caso, a demanda pelos produtos e serviços de delivery.

Promoções - Charbel Tauil conta que os lojistas da cidade se prepararam para a data comemorativa recorçando estoques e motivando suas equipes e decorando vitrines. Muitos também decoraram lojas e criaram promoções, com formas de pagamento facilitadas.

Sem apoio - Tauil, no entanto, reclama da falta do apoio do Poder Público: "Se não fosse pelo engajamento dos próprios lojistas, as datas comemorativas passariam em branco nos polos comerciais da cidade. O poder público poderia estar realizando atividades culturais e de lazer para atrair público aos locais de compra e fazer girar a economia da cidade".

Em Niterói, o setor de comércio e serviços é o que mais emprega na cidade, tendo lugar de destaque na geração de emprego e renda, assim como na arrecadação do município. "Por isso, deveria ser mais valorizados pelas autoridades", ressalta o presidente do Sindilojas.

Última hora - E como acontece em todas as datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e dos Namorados, por exemplo, no Dia dos Pais não poderia ser diferente. O comércio espera maior movimento às vésperas do Dia dos Pais, celebrado no domingo, dia 13 de agosto.

A secretária Denise Camargo, de 23 anos, é uma das pessoas que vai deixar para a última hora a compra do presente de seu pai. "Eu até me planejei para comprar o tênis de corrida que sei que ele quer. Mas início de mês tem muito trabalho no escritório em que trabalho e sei que não vou ter tempo de dar uma fugida do serviço para ir até a loja", admite.