Vasco entra em campo por um segundo turno diferente
Reforçado, time tenta contra o Atlético iniciar nova trajetória no Brasileirão
O Vasco da Gama fechou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na penúltima posição na tabela de classificação. Neste domingo, pela 20ª rodada da competição, o Cruzmaltino receberá o Atlético-MG determinado a escapar do rebaixamento em 2023. Após conseguir o direito na Justiça, o Vasco vai enfrentar o Galo, no Maracanã, a partir das 11 horas (de Brasília).
De comum entre as duas equipes estão as campanhas decepcionantes no Campeonato até agora. Antes cotado para a disputa do título, o time passou a maior parte do primeiro turno longe das primeiras posições e fechou a primeira fase em décimo lugar, com 27 pontos e 47% de aproveitamento.
Já o Vasco, do qual se esperava pelo menos não ter que se preocupar com o rebaixamento, amargou a maior sequência de derrotas da competição e por pouco não terminou o primeiro turno na lanterna. Com 13 pontos e 24% de aproveitamento, o Gigante da Colina amarga a 19ª posição.
Por outro lado, as duas equipes terminaram a primeira metade do Brasileiro em alta e esperam estrear com o pé direito no segundo turno. O Galo vem de vitórias sobre São Paulo e Bahia, enquanto o Cruzmaltino bateu o Grêmio e empatou com o Bragantino.
O duelo deste domingo, portanto, pode abrir caminho para uma reação. O Atlético mira uma vaga na Libertadores e o Vasco escapar da degola.
Na equipe de São Januário, o técnico Ramón Díaz, suspenso, não poderá estar na área técnica. Ele será substituído pelo seu filho e auxiliar Emiliano Díaz. Outra ausência por questões disciplinares é o meia-atacante Orellano, que recebeu o terceiro amarelo diante do Bragantino. Já Praxedes retorna após ficar de fora da última partida por questões contratuais.
Nas arquibancadas, o time cruzmaltino terá a torcida do meia francês Dimitri Payet. O jogador de 36 anos, que estava no Olympique de Marselha e tem passagem pela seleção do seu país, foi apresentado na última sexta-feira, mas não será desta dez que os vascaínos verão seu novo camisa 10 em campo.
Sua última partida, pelo Olympique foi em maio. Por isso, terá que passar por um trabalho de recondicionamento físico antes de estrear no futebol brasileiro. Além disso, os trâmites legais para sua inscrição nas competições da CBF ainda não foram concluídos e devem demorar mais alguns dias. Desta forma, sua estreia dificilmente acontecerá antes do dia 3 de setembro, contra o Bahia, pelo Brasileirão.
No Galo, Felipão não contará com Pavón, suspenso, e deve escalar Pedrinho em seu lugar. Por questões físicas, Zaracho, Hyoran e Igor Rabello estão vetados.
No primeiro turno, em Belo Horizonte, o Vasco surpreendeu o Galo e venceu por 2 a 1.