Tecnologia permite maior interação com o poder público

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Cada vez mais pessoas acessam os serviços e interagem com a Prefeitura pelas plataformas digitais e pelo Colab, afirma Fernando Stern. "Estamos muito animados com nossos resultados no relacionamento com o cidadão pelos meios digitais. Os cidadãos resolvem problemas, colaboram com a gestão da cidade e participam de processos de tomada de decisão pelo poder público", afirma, lembrando ainda que a plataforma também é utilizada para fazer consultas públicas com a população. "Este ano já fizemos algumas com milhares de participantes, como a que foi para decidir sobre onde homenagear o ator Paulo Gustavo, que morreu nesta semana por complicações da Covid-19. No momento, estamos no ar com a consulta para escutar a população sobre as prioridades do plano plurianual de investimentos. Hoje, sem dúvidas, o Colab é nossa mais robusta experiência de relacionamento com o cidadão é uma iniciativa fundamental para a implementação de um governo mais digital", acrescenta.

Atendente virtual - E as iniciativas não param por aí. O serviço do Disque Luz da Secretaria de Conservação de Serviços Públicos (Seconser) foi modernizado. Desde abril, quem buscar o serviço pelo telefone será atendido por uma atendente virtual. Por lá, o contribuinte poderá escolher entre as alternativas lâmpada apagada ou lâmpada acesa, e depois de um sinal sonoro, informar o nome e o endereço. Há também a opção de falar com a atendente caso a solicitação seja feita no horário comercial. O novo número de contato é o 0800 94 02 550.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, conta que este será o primeiro atendimento virtual da Seconser. O objetivo, de acordo com ela, é dar mais agilidade nas demandas da população, principalmente nos fins de semana.

"É uma inovação de um serviço oferecido pela Seconser desde 2013. Desta forma, o Disque Luz funciona 24 horas", acrescenta.

Transparência - No fim do ano passado, o Portal da Transparência da Prefeitura de Niterói (http://portais.niteroi.rj.gov.br/portal-da-transparencia) também ganhou uma nova versão, desta vez mais acessível aos cidadãos. Foram desenvolvidas diferentes formas de apresentação dos dados, mecanismo de busca integrado e intuitivo, integração com redes sociais, maior e melhor oferta de dados abertos, adequação a plataformas móveis e maior interatividade.

"Com o lançamento do Novo Portal da Transparência avançamos com a pauta na cidade, demonstrando o comprometimento do governo com a transparência e a participação social", pontua Ellen Benedetti.