Butantan deve apresentar hoje dados completos sobre eficácia da vacina

Apresentação dos resultados completos será feita durante uma coletiva de imprensa no Instituto Butantan - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Brasil
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ainda nesta terça (12), durante coletiva de imprensa, o Instituto Butantan deve apresentar os dados completos referentes à eficácia da CoronaVac, encontrada nos testes realizados no Brasil. As informações serão divulgadas na sede do Instituto, às 12h45.

Semana passada, o instituto havia anunciado que, nos testes no Brasil, o imunizante atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados. Entretanto, ainda não foi divulgada a eficácia global da Coronavac, que aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos.

De acordo com o cálculo de especialistas, a eficácia global da CoronaVac no Brasil também deve ficar pouco acima de 60%, o que é considerado um bom índice de proteção. A CoronaVac é uma vacina que usa vírus inativados. Ela é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan, que é vinculado ao governo de São Paulo.

 

Na Indonésia, dados preliminares de testes de fase 3 mostraram uma eficácia de 65,3% para a vacina. O país aprovou o uso emergencial da CoronaVac, e o presidente Joko Widodo deve receber a primeira dose nesta quarta (13). Conforme pesquisadores chineses, a CoronaVac não apresentou nenhuma preocupação relacionada à segurança, sendo a maioria das reações leves, como dor no local da injeção.

Dados necessários
A Anvisa afirmou, no sábado passado (09)  que o Instituto Butantan entregou documentação incompleta dos testes feitos no país e cobrou o envio das informações. Foi então solicitado que o processo fosse concluído, algo que prontamente foi atendido. Ontem (11) o Butantan afirmou que quase 50% do processo já havia sido concluído e que a agência já analisou cerca de 40% dos documentos enviados.