Senado vai ter comissão para acompanhar caso de desaparecidos na Amazônia

Rodrigo Pacheco prestou solidariedade às famílias dos desaparecidos, e afirmou que, caso confirmados, o assassinato de ambos configura uma "atrocidade" - Foto: Divulgação

Brasil
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O plenário do Senado aprovou a criação de Comissão Externa Temporária que investigará o caso envolvendo o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira na região do Vale do Javari, no Amazonas, desde o dia 5 de junho.

O pedido, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) prevê que o colegiado deve atuar durante 60 dias e também apurar o aumento de casos de violência na Amazônia. O grupo vai ser composto por nove membros titulares, que devem ser indicados em até 24 horas.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), havia afirmado em plenário que a Casa não pode “fechar os olhos” e precisa reagir de forma “organizada” para enfrentar os problemas de criminalidade na Amazônia.

Pacheco prestou solidariedade às famílias dos desaparecidos, e afirmou que, caso confirmados, o assassinato de ambos configura uma “atrocidade”. Por isso mesmo, defendeu que o Senado possa se juntar às forças policiais e aos órgãos de fiscalização ambiental para atacar os problemas na região amazônica e contribuir com sua função legislativa.