Por Denise Emanuele Paz Carvalho
O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam, afirmou que o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, poderá participar da 17ª Cúpula do BRICS, marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Segundo Nekounam, o governo está em fase de planejamento para confirmar a presença do chefe de Estado, que assumiu o cargo recentemente após vencer as eleições no fim de junho.
A participação de Pezeshkian representará a primeira presença oficial do novo presidente iraniano em um encontro do BRICS, grupo do qual o Irã passou a fazer parte em 2024, ao lado de outros novos membros como Egito, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Enquanto países como China e Rússia já indicaram que seus presidentes não estarão presentes, o Irã demonstra interesse em fortalecer sua integração ao bloco. Nekounam destacou que o BRICS representa uma nova ordem internacional e uma alternativa às potências ocidentais, ressaltando a importância do fortalecimento das relações bilaterais com o Brasil, especialmente nas áreas política, econômica e tecnológica.
O embaixador também lembrou que o Irã está preparado para contribuir com propostas nas áreas de energia, desenvolvimento sustentável e intercâmbio educacional. A expectativa é que a cúpula promova novas parcerias multilaterais com foco em inovação e infraestrutura.
Fontes: Agência Brasil, Poder360, Embaixada do Irã no Brasil, Assembleia Geral do BRICS 2024.