Tortelly: 40 tomografias no 1º dia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O novo Centro de Diagnóstico Integrado do Hospital Municipal Carlos Tortelly, aberto nesta quarta-feira (04) pela Prefeitura de Niterói, já realizou 40 exames de tomografia computadorizada no primeiro dia. A Prefeitura de Niterói investiu R$ 25 milhões em obras de infraestrutura e equipamentos para a implantação do centro, que vai atender pacientes de toda a rede municipal de Saúde.

A previsão é que o local realize, por mês, cerca de 1.200 tomografias, 3.300 raios X digitais, além de 640 ecocardiografias e 500 ultrassonografias. O espaço terá, ainda, mamografia, endoscopia e laboratório de análises clínicas, com exames de imunologia, bioquímica, hematologia e microscopia.

"A abertura desse Centro de Imagens público, que vai reforçar a retaguarda exames e o atendimento à população, é uma conquista de Niterói, do SUS e dos nossos profissionais de saúde da cidade. Quando nós assumimos a gestão, o Hospital Carlos Tortelly estava completamente sucateado, abandonado. Fizemos, passo a passo o processo de reconstrução desse hospital e de sua referência no atendimento à população de Niterói", afirma o prefeito Rodrigo Neves.

Ele agradeceu os profissionais de saúde e destacou a importância no atendimento à população, especialmente neste momento de pandemia de Covid-19.

"Nós reconstruímos o Getulinho, o Mário Monteiro e a policlínica do Largo da Batalha, onde as pessoas eram atendidas num contêiner quando assumimos. O Médico de Família atendia a 110 mil pessoas e agora, com a implantação de novos módulos, estamos chegando a 220 mil pessoas, quase 100% de cobertura na cidade", destacou o prefeito.

Rodrigo Neves lembrou que o Governo do Estado tinha um projeto para construir um centro de imagens na Avenida Marques do Paraná, no antigo Hospital Santa Mônica, há cinco anos, mas em função dos problemas do estado e da secretaria estadual de Saúde da época, esse centro de imagem não ficou pronto.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explica que pacientes que chegavam com suspeita de AVC, precisavam ser transferidos para outro hospital para conseguir realizar a tomografia para o diagnóstico de AVC isquêmico ou AVC hemorrágico. Agora, com o centro, é possível agilizar o diagnóstico e antecipar o tratamento.