Niterói: candidatos apresentam propostas em debate na OAB

Os candidatos à prefeitura de Niterói falaram para milhares de pessoas pela internet sobre educação, saúde, mobilidade urbana, meio ambiente e advocacia - Foto: Fotos de Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi realizado na noite de ontem (5) o debate entre os candidatos à Prefeitura de Niterói, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Niterói, com apoio de O FLUMINENSE. O encontro aconteceu no auditório da OAB, no Centro da cidade.

Todos os nove postulantes ao Executivo Municipal foram convidados. Estiveram presentes Felipe Peixoto (PSD), Deuler da Rocha (PSL), Flávio Serafini (PSOL), Juliana Benício (Novo), Renata Esteves (PMB), Sérgio Perdigão(PSTU) e Tuninho Fares (DC). A mediação ficou a cargo do jornalista Jefferson Lemos, editor de O FLUMINENSE.

Após apresentação do currículo de cada um dos participantes, foram feitas perguntas pré-selecionadas sobre mobilidade urbana, saúde, educação, meio ambiente e advocacia.

Mobilidade - Em Niterói, a mobilidade urbana impacta diretamente a vida dos que precisam transitar pela cidade. Existem, em sua plataforma de governo, medidas alternativas para mobilidade ativa, transporte coletivo e malhas viárias de nossa cidade?

Flávio Serafini: "Niterói tem uma característica por estar imprensada entre Rio e São Gonçalo, com fluxo diário muito grande entre essas duas cidades. A gente aposta em 3 caminhos: mobilidade ativa, fortalecendo o uso da bicicleta; melhoria do transporte coletivo interno; e melhorar o transporte de barcas."

Tuninho Fares: "Temos uma ideia de fazer terminais na Niterói-Manilha e no Caramujo/Santa Bárbara, no qual ônibus que vêm de outros municípios vão desembarcar e os passageiros vão embarcar no VLT, que vamos criar, sem nenhum custo adicional."

Deuler da Rocha: "Sobre a possibilidade do metrô, há uma inviabilidade em termos técnicos. Chegamos à conclusão de partir para uma outra ideia, que é a criação de trens suspensos no entorno da cidade."

Renata Esteves: "Existe um protótipo da UFRJ que se chama MagLev, que substitui o VLT. Meu objetivo é dar continuidade àquilo que foi bom, mas meu maior desejo é trazer a transformação para Niterói."

Felipe Peixoto: "Niterói é uma cidade parada e temos soluções. O orçamento é de quase R$ 4 bi e vamos tirar do papel projetos que até hoje não aconteceram, como os terminais de integração no Largo da Batalha, RJ 104 e RJ 106."

Juliana Benício: "Nosso prefeito privilegia os lucros do ônibus ao invés da qualidade de vida. Precisamos rever rotas de ônibus, separando fluxo de passagem dos municípios vizinhos que entram na cidade para ir para o Rio criando um cinturão."

Sérgio Perdigão: "Vamos promover o fim das concessões para empresas privadas e criar uma empresa pública municipal. Essa empresa vai ser controlada pelos trabalhadores. Os usuários serão ouvidos para definir linhas e horários."

Saúde - A rede de saúde básica necessita de periódicos ajustes para bem atender à população. Entretanto, a par disso, existem complicadores que dificultam o atendimento e o acesso as especialidades e rede hospitalar. Esse é um gargalo da saúde em nosso município. O que pretende fazer para resolver essa questão?

Serafini: "Vamos universalizar o acesso à saúde da família e ampliar o acesso à saúde bucal, realizar concursos públicos e sanar a carência crônica de leitos nas nossas redes com a municipalização do Hospital Oceânico. Ele foi útil na pandemia porque Niterói não tinha capacidade de ampliar leitos."

Tuninho: "Vamos fazer um centro integrado com várias especialidades, hospitais para idosos, mulheres, infantis, traumatologia e ortopedia. Vamos ampliar o Médico de Família, agendamento rápido de exames, uma creche para idosos e criar nas escolas públicas consultórios médicos."

Deuler: "A saúde tem que passar por uma modificação ampla e ser estruturada. A criação de alguns centros, hospitais em várias especialidades. Temos uma dificuldade com pessoas com problemas psiquiátricos. Vamos canalizar recursos para compra de equipamentos e trabalhar no corujão com hospitais privados à noite fazendo exames."

Renata: "Meu objetivo é desenvolver centros de referência para mulher, idoso e portadores de deficiência. Irei dar continuidade àquilo que for bom e aprimorar as estruturas já existentes. Em São Gonçalo, existe a casa do autista e Niterói não tem a especialidade e é essa nossa bandeira."

Felipe: "Primeiro ato do nosso governo será a municipalização do Oceânico para continuar atendendo pacientes de covid. Vamos trazer para Niterói o conceito da unidade de atendimento médico de especialidades que vai ter como objetivo resolver o gargalo da rede hospitalar."

Juliana: "Vamos informatizar os sistemas, fazer prontuário eletrônico para monitorar a agilidade. O médico de família vai atender no máximo duas mil pessoas. Vamos deixar de precarizar a equipe de família. Garantir que remédios não faltem."

Perdigão: "Os profissionais precisam ser valorizados. Dois terços dos profissionais não têm vínculo como servidor público. Isso tem que acabar. Vamos efetivá-los e suprir as demandas com concurso público. Construir postos e hospitais para garantir o atendimento."

Educação - O sistema educacional em todo Brasil sofreu intenso impacto em razão da pandemia, com fechamento de creches e escolas. Como pretende resolver, de forma emergencial essa situação e quais medidas devem ser implementadas na readaptação dos alunos para que possam evoluir rapidamente, retomando a normalidade?

Serafini: "Foi uma irresponsabilidade o governo Rodrigo Neves tentar voltar às aulas com a pandemia em descontrole. Temos que unificar os anos letivos de 2020 e 2021 e implementar ações como a educação em horário integral, ter um programa imediato de inclusão digital."

Tuninho: "Vamos implementar a escola bilíngue, fazer escolas profissionalizantes, implementar ensino em LIBRAS e fazer da educação o ensino em tempo integral. A educação é fundamental, vamos valorizar o profissional da educação e lutar para que eles voltem a ter respeito. A educação é igual saúde: um investimento."

Deuler: "Tenho uma visão independente e não me vinculo a nada que não seja científico. Minha posição é relativamente simples: consultar médicos, cientistas e organizações internacionais."

Renata: "Nosso objetivo, com a liberação do Ministério da Saúde e a vinda da vacina, é ampliar o período integral para as escolas bem como trazer esportes, cultura e teatro para complementar o período integral."

Felipe: "Primeira a ação é ver tudo que foi ensinado e o que foi aprendido. A partir daí identificar os alunos com dificuldade e dar atenção especializada para que ele possa recuperar o conteúdo. A educação tem que ser prioridade de qualquer governo."

Juliana: "Estou preocupada com a saúde mental das crianças. Países europeus estão retomando lockdown e não estão fechando as escolas. Tecnologia não resolve esse problema. O que resolve é o acolhimento."

Perdigão: "É fundamental que a gente apoie a luta dos profissionais de educação, que está mantendo as escolas fechadas e salvando vidas. Gostaríamos de uma quarentena para toda a classe trabalhadora e é importante usar a escola para combater todas as opressões."

Meio Ambiente - O munícipio possui sistemas lagunares que demandam atenções urgentes e ações imediatas para garantir sua preservação. Quais medidas e ações devem ser tomadas e em que grau de urgência para que possamos ter um sistema preservado em padrões aceitáveis?

Serafini: "Primeiro ponto a se fazer é interromper o despejo de esgoto nas lagoas. Niterói não tem serviço de esgoto universalizado. Vamos fazer um cinturão ao redor da lagoa para impedir o despejo de esgoto. Vamos gerar dois mil empregos verdes."

Tuninho: "Vamos revitalizar e despoluir as lagoas de Piratininga e Itaipu, fazer reciclagem do lixo, uma política preventiva contra desastres naturais para que não haja outros como o do Morro do Bumba."

Deuler: "Temos um problema muito sério nas lagoas. Em Itaipu há assoreamento com poluição insignificante. Em Piratininga temos todos os problemas. Sou de uma época em que a lagoa era limpa e o mar entrava naturalmente. É uma tragédia que pode ser solucionada com a extração da água."

Renata: "Uma de nossas propostas é desenvolver de forma sustentável rios e lagoas pelo escoamento de água e inibir entrada de esgoto clandestino na rede."

Felipe: "É importante registrar que a atual administração assumiu a gestão há 8 anos, que até então era do Estado. Assumo compromisso de concluir as obras do Túnel do Tibau, dos jardins filtrantes e iniciar a urbanização no entorno da lagoa de Piratininga."

Juliana: "O maior problema da lagoa é o aparelhamento da Águas de Niterói. Não existe fiscalização. Não foi universalizado o tratamento de esgoto. Não sou a favor do plano de urbanização proposto pela Prefeitura. Vamos primeiro deixar a lagoa respirar."

Perdigão: "Temos que olhar para quem polui. Fazer com que as empresas que poluem o meio ambiente sejam estatizadas e colocadas sob controle dos trabalhadores. Impulsionar, lutar para construção de um emissário submarino."

Em relação ao tema advocacia, os candidatos responderam sobre o projeto do novo Fórum na Av. Amaral Peixoto, no Centro, já aprovado na Câmara. Antes das considerações finais, os postulantes à Prefeitura falaram que, em seus governos, apoiariam a continuidade do projeto.