Menos indicações políticas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Anvisa, Anatel, Aneel, ANA, Anac, Antaq e ANP tiveram aprovação, pelo Plenário do Senado, de novos diretores para os próximos anos. O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) traçou o perfil de cada um dos indicados e constatou que em sua grande maioria, são servidores de carreira das Agências Reguladoras e de carreiras típicas de Estado.

Dos novos diretores, 40% são servidores de carreira das Agências, 26,6% são servidores federais de carreiras típicas de Estado, 20% são provenientes do mercado regulado e apenas 13,3% são de carreira militar. Em um comparativo com anos anteriores, no período compreendido entre 2010 a 2018 tem-se que 87% eram de indicações de não efetivos de Agências, (55% de indicações políticas, 32% de carreiras de estado de outros órgãos públicos) e apenas 13% de efetivos dos quadros das Agências Reguladoras até 2018.

Para o recém empossado presidente do Sinagencias, Cleber Ferreira, "nunca tivemos um percentual tão baixo de indicações de natureza política. No passado, as indicações eram eminentemente políticas, sendo o perfil das atuais indicações uma grande evolução".