Polícia e Petrobras se unem para combater furtos de combustíveis

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) firmou uma parceria com a Petrobras para compartilhar informações de inteligência com o objetivo de combater furtos de combustíveis em dutos da companhia. Um Termo de Cooperação foi assinado nesta sexta-feira (6) pelo secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, e pelo diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Ardenghy, na sede da Sepol.

A Polícia Civil combate constantemente o furto de combustíveis no estado. Apenas nas últimas semanas, duas operações da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) resultaram na prisão do chefe de uma quadrilha e na desarticulação de outro grupo criminoso envolvido nesse tipo de crime.

Nesta quinta-feira (05), um ex-vereador de Duque de Caxias conhecido como "Barão do Petróleo" foi preso em Vila Velha, no Espírito Santo. Ele é apontado como líder da maior organização criminosa especializada em perfuração e retirada de combustível de oleodutos da Petrobras. Segundo as investigações, a quadrilha age nos estados do Sudeste e foi responsável pelo furto de 14 milhões de litros de petróleo, entre junho de 2015 e março de 2017, causando um prejuízo estimado em R$ 33,4 milhões para a estatal.

Em outubro, foi realizada a "Operação Baú", que prendeu seis pessoas que faziam parte de uma quadrilha que atuava em municípios da Baixada Fluminense. O prejuízo causado por este grupo é estimado em R$ 1 milhão.