Educação Infantil em pauta na internet

Espaço de recreação para crianças - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O espaço e a documentação são aspectos imprescindíveis para a Educação Infantil. Sob esta premissa, um vídeo, lançado na última sexta (6), aborda a importância destes fatores no processo educacional para a primeira infância: o espaço como educador. O conteúdo integra uma série de vídeos produzidos e divulgados pelo GayLussac, escola de Niterói, em suas redes sociais.

Os conteúdos audiovisuais têm como objetivo valorizar a Educação Infantil. Luiza Sassi, diretora-geral do GayLussac, explica que a vivência no espaço escolar afeta, por exemplo, a constituição corporal, deixando marcas e memórias afetivas para sempre.

"O espaço escolar é um aspecto imprescindível na educação da infância. O espaço é considerado na abordagem 'reggiana' o terceiro educador, que tem uma função importante na experiência de ensino e aprendizagem na infância. O educador espanhol Frago, no livro 'Arquitetura como programa. Espaço, escola e currículo' apresenta como o espaço escolar traz na sua arquitetura uma mentalidade, uma visão de mundo que indica valores simbólicos, estéticos e ideológicos", afirma Sassi, que ainda complementa que os espaços influenciam no modo como a educação acontecerá nas relações estabelecidas no cotidiano escolar.

"Dessa forma, o espaço escolar deve ser permeado por objetos naturais que possam se relacionar de modo ativo e liberto para que as experiências infantis sejam provocadas como uma forma cultural que deve ser experimentada. O espaço escolar da Educação Infantil deve estar em consonância com as perspectivas teóricas escolhidas de referência da escola, criando um planejamento do ambiente que apresenta uma relação estreita com a visão institucional e visão de criança que a escola possui", complementa a diretora do instituto.

A documentação, por sua vez, é a forma como as experiências vividas na escola são registradas. Por meio desta, é possível significar as experiências através das imagens, das artes, das sensações que ficam guardadas como um arquivo vivo. Sassi relembra que a criança revisita, junto à família, a documentação vivida no coletivo e compreende as suas experiências históricas.

Ainda segundo ela, para Malaguzzi, educador italiano, a criança é feita de cem linguagens e a escola e a cultura costumam roubar-lhe noventa e nove. Por isto, é preciso que a educação infantil se comprometa a preservar as cem linguagens das crianças - é justamente no espaço escolar que isso pode acontecer.