Campo de São Bento com tour virtual

A previsão é que o passeio virtual pelo parque esteja disponível a partir de 22 de novembro, dia do aniversário da cidade - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aos 112 anos, o Parque Prefeito Ferraz, conhecido popularmente como Campo de São Bento, situado no coração do bairro de Icaraí, Zona Sul da cidade, vai ganhar um tour virtual, com fotos em 360 graus, escaneamento em três dimensões, etiquetas autoexplicativas explorando parte de sua história, a flora, a revitalização paisagística, a biblioteca, o parquinho entre outros espaços. A previsão é que o passeio virtual pelo parque esteja disponível a partir de 22 de novembro, dia do aniversário da cidade, quando também será lançado o Manual Técnico de Arborização Urbana, mostrando todo o procedimento para intervenções nas árvores da cidade.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, explica que os vídeos já começaram a ser gravados e que o tour virtual será hospedado nos sites da Secretaria e da Prefeitura, para ser acessado pela população em geral. De acordo com ela, o objetivo desta tecnologia é levar as pessoas a conhecerem e explorarem de forma interativa e inovadora o ambiente em todos os ângulos, sem que seja necessário estar fisicamente no local.

"Com o cenário provocado pela pandemia do coronavírus, marcado pela mobilidade reduzida, impedimento de aglomerações de pessoas, quarentena voluntária no espaço domiciliar, inovar com experimentações virtuais se tornam quase obrigatórias. Foi neste contexto, associado à revitalização paisagística do Campo de São Bento, que a Prefeitura Municipal de Niterói decidiu implementar o tour virtual no parque", conta a secretária.

Novidades - Além do tour virtual, o Campo de São Bento, que é um parque centenário, está passando por um processo de revitalização. Os cerca de 50 canteiros estão recebendo novo paisagismo. O trabalho começou em junho e será concluído este mês. O novo paisagismo foi baseado na flora original e aprovado pelo Conselho de Cultura, sendo elaborado de acordo com as normas determinadas pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC), já que o Campo de São Bento é um bem tombado municipal.

"O trabalho foi iniciado pela alameda central do parque, seguido dos canteiros que ficam visíveis para as ruas. Também estamos fazendo a troca de todos os cercamentos dos canteiros, além da poda de harmonização. Espécies como Hera roxa, Íris amarela, Singônio, Grama amendoim, Antúrio vermelho e Érica roxa estão dando novo colorido e formato aos canteiros", revela a secretária.

O parquinho para as crianças de até cinco anos ganhou piso de borracha com excelente absorção de impacto e antiderrapante. Um pergolado sobre o rio Icaraí onde será formada uma cobertura verde com flores também faz parte do novo cenário. Outra novidade é uma sala de sementes coletadas no parque, que será aberta à visitação. Além de ser uma atividade lúdica, será importante para pesquisas já que será criado um acervo. Lá vai constar também um censo florístico de todas as árvores do Campo de São Bento.

Em dezembro, será aberto o ParCão, que ocupará um espaço de mais de 100 metros quadrados. A nova área seguirá os mesmos moldes das unidades implantadas pela Prefeitura no Horto do Fonseca, e nas praças do Jambeiro e do Vital Brazil. O espaço voltado para os pets será instalado no entorno do bambuzal, num dos recuos próximos ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O Campo também ganhou novo banheiro com fraldário, banheiro família/acessibilidade, masculino e feminino.

Transformação - Novas iniciativas para a revitalização começaram em 2018, quando o Campo de São Bento completou 110 anos. Na ocasião, o parque recebeu nova iluminação feita com lâmpadas de LED amarelo, com a substituição de 144 pontos de luz, e uma grande limpeza nos três lagos. Desde então, o principal jardim público urbano de Niterói, vem recebendo melhorias de acordo com o resultado de uma consulta pública que foi realizada no mesmo ano e contou com a participação popular para escolher quais os pontos deveriam ser priorizados.

"O Campo de São Bento foi a primeira área pública da cidade a receber iluminação com LED amarelo. A escolha por este tipo de luz foi feita por apresentar menor impacto para as plantas e os animais", lembra Dayse Monassa.

De acordo com consulta pública, que teve quase 2.500 votos, entre os principais desejos da população estavam novos banheiros; nova iluminação; a criação do Parcão, piso emborrachado no parque infantil; novas regras para eventos; show semanal de água e luz no chafariz e novos bicicletários.