Pesquisadores da UFF entre os mais influentes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Oito docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF) integram o ranking elaborado pela revista PLOS Biology que lista os pesquisadores mais influentes do mundo. No total, 600 pesquisadores brasileiros foram reconhecidos pela publicação científica. A apuração foi conduzida por um grupo da Universidade de Stanford (EUA) e feita a partir de métricas de publicações com e sem autocitação e proporção de artigos citados.

Intitulado "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators" o levantamento utilizou citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas em dois rankings distintos: um que registra o impacto do pesquisador ao longo da carreira e outro que destaca o impacto do pesquisador em um único ano; neste caso, 2019.

O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, ressalta a importância desse reconhecimento.

"A UFF tem muito orgulho do seu quadro qualificado de cientistas. Ter esta quantidade de pesquisadores mais influentes no mundo reforça a excelência da nossa universidade e o alto nível de sua produção acadêmica, científica e tecnológica. É com satisfação que parabenizo os citados pelo Journal Plos Biology, assim como todo o corpo docente da UFF pelas pesquisas inovadoras em prol da sociedade e do desenvolvimento global".

A UFF é considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 17º lugar no ranking das melhores universidades do país segundo o Center for World University Rankings (CWUR) e o 889º lugar entre as mil universidades do mundo ranqueadas pelo CWUR.