Espaço em SF recebe nome de Boechat

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Iniciativa do vereador Paulo Bagueira (Solidariedade), foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (26/11) a lei 3555/2020 que dá o nome do jornalista Ricardo Boechat ao espaço de convivência localizado junto ao calçadão da Praia de São Francisco. A sanção do Prefeito Rodrigo Neves ao projeto aprovado por unanimidade pela Câmara de Niterói, lembra que o espaço tem como referência o número 251 da Avenida Quintino Bocaiúva, em São Francisco.

Segundo Bagueira a homenagem seguiu orientação dos familiares do jornalista, que gostariam de que a sua memória ficasse perpetuada em um local que ele realmente frequentava e que fosse algo simples e singelo.

"A lei 3555 foi proposta por nosso mandato e teve como princípio na escolha do local, uma indicação da família do grande jornalista Ricardo Boechat, que nos deixou no ano passado de um forma trágica e inesperada. A área que hoje passa a ser denominada Espaço de Convivência Jornalista Ricardo Boechat fica na areia da Praia de São Francisco, local que Boechat viveu desde a sua infância e que continuava a frequentar, mesmo depois de se tornar um dos mais importantes jornalistas do país. Alí ele se reunia com os amigos para jogar futebol de areia, trocar ideias e polemizar sobre os mais diferentes assuntos. A homenagem faz justiça a esse profissional que sempre destacou em todas as suas passagens pela mídia brasileira, do seu carinho, amor e devoção à cidade de Niterói que sua família escolheu para viver. Fico honrado e orgulhoso de ser o autor dessa iniciativa que é singela, mas cercada de um grande
significado", disse o vereador que encerra esse ano o ciclo de sete mandatos consecutivos na Câmara de Niterói, tendo sido eleito vice-
prefeito na chapa do pedetista Axel Grael, no último dia 15.

Boechat - Ricardo Eugênio Boechat, nasceu em Buenos Aires na Argentina, onde seu pai atuava como diplomata, no dia 13 de julho de 1952, mas foi criado, desde a primeira infância, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

Filho do brasileiro Dalton Boechat com a argentina Mercedes Carrascal, Boechat tinha seis irmãos e era pai de seis filhos, dois deles com a também jornalista Veruska Seibel, do seu último casamento. Faleceu, no dia 11 de fevereiro de 2019, aos 66 anos, em um acidente de helicóptero, em São Paulo.